sexta-feira, 27 de abril de 2012

O CANCRO E A PERSONALIDADE

Um estudo da Universidade de Stanford , publicado na revista" Plus One " vem identificar a ligação biológica entre o desenvolvimento do cancro e a personalidade.

Pessoas com maior tendência para nervosismo e ansiedade podem estar mais facilmente expostas ao aceleramento do cancro.
O que se verifica frequentemente é o aparecimento  brutal desta doença após situações de grande stress, angústia ou perdas  dolorosas. Costuma dizer-se :  - o organismo estava sem defesas e  não foi capaz de  se defender do invasor.
Seja como for . A ciência não pára de procurar respostas que ajudem a combater um dos mais monstruosos males com que deparamos.

Maria José Nogueira Pinto e Miguel Portas continuam connosco.
Na nossa saudade.
É difícil imaginar que já não fazem parte deste mundo, que ambos,  tão entusiasticamente serviram.
Sentimos que não os perdemos pois eles vão permanecer na nossa memória colectiva.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não se disse que tinha privado na CML, com Miguel Portas, trabalhamos no mesmo gabinete. Fiquei abalada com o acontecimento e ainda vai demorar a passar. Sobre as doenças concordo com os cientistas. Uma vez levantei essa questão a um médico sobre a ideia que eu tinha sobre o sistema nervoso e as doenças. Claro que nesse tempo, a ciência a ainda não se debruçava sobre o assunto, e a resposta dele foi: lá estás tu com as tuas ideias, e assim ficou. Que pena ele já não estar vivo, para bater um papo sobre o assunto. Linda