sábado, 28 de abril de 2012

OS LIVROS QUE NOS FARÃO COMPANHIA





Além dos livros de que ontem vos falamos também trouxemos estes que irão connosco  até à China e que nos farão companhia após as nossas habituais  conversas  nos Reencontros.
Pois , como vos temos prometido, tencionamos estar sempre em contacto convosco. Oxalá seja possível !
Mas não dizem que A China está avançadíssima  nas modernas tecnologias ?
Ok !
Faremos o relato do que observarmos.
Combinado .
Voltando aos livros. As crianças necessitam de toda a nossa atenção, actualidade e companhia. Ora a sexualidade infantil é um dos temas mais controversos no domínio da pedagogia . Ao longo destas páginas , Marcelo Rufo, pedopsiquiatra e autor de renome , oferece-nos um conselho inestimável para compreendermos a sexualidade da criança : Sugere simplesmente  que a respeitem , deixando que ela viva e faça as suas próprias descobertas.
Completamente de acordo. Mas acompanhar não significa intervir e com 4 netos a crescerem para a vida gostamos de estar sempre informados. Bem informados.
Pensando nas nossas crianças que caminham alegremente para a puberdade , ainda requisitámos outro livro  que também nos ajuda a situar nesse universo que nunca dominamos completamente .
"Más maneiras de sermos bons pais".
Aqui está um livrinho, leve , interessante e pleno de conhecimentos que tem muito a ver connosco . Educar a sério  mas dando a impressão que estamos a brincar.
Lá vamos nós até à China com os nossos netos na nossa companhia.
 Um presente que já estamos  a idealizar é o duma boneca, autenticamente chinesa, para a Marta que ainda adora brincar às mães. Com a globalização porque não ser mãe duma chinesinha ?
Quem sabe ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Sobre a sexualidade infantil, quantos medos, interrogações e pecados quando criadas em meio católico? Sem respostas e sem ajudas para as suas interrogações? Hoje há muitas respostas, mas será que as famílias estão aptas a compreenderem as crianças? Eu digo não, não sabem. Uma vez um médico contou-me uma situação sobre a sexualidade infantil e a reacção da mãe que não soube compreender. Daí resultou o divorcio do casal. As pessoas eram médicas. Por isso, eu ter dúvidas dos conhecimentos que há hoje, e a compreensão. Linda