domingo, 29 de abril de 2012

JOSÉ MATOSO E AS IDEOLOGIAS

José Matoso
Alguém que respeitamos e cujo pensamento nos leva a uma possível identificação. Ele diz :



"   As ideologias, não sei de nenhuma que tivesse resolvido os problemas da humanidade  a uma escala suficiente  : marxista, socialista, conservadora ... Até as próprias religiões , como sistemas de organização da vida. Elas traçam uma série de regras e, se  são absolutas , tornam-se como o homem que se submete ( à lei e não a lei ) para o homem ; e se são instituições permissivas , não atingem os objectivos"
Frequentemente , damos por nós a pensar que, o que falta ao nosso tempo, é uma ideologia motivadora que agregue todas as vontades e as conduza  para algo  realizável.
É verdade.
Confessamos
Temos saudade do tempo em que as ideologias nos fascinavam.
Mas , a pouco e pouco , a descrença foi chegando e agora vimo-las lá muito ao longe , tristes e apagadas sem que nenhuma nos atraia.
Sabem 
No fundo , esta nossa viagem à China é uma tentativa de tentarmos perceber qual é, na realidade,   o modelo que eles estão a seguir que os leva a um crescimento tão forte. Porque eles eram todos pobres e miseráveis e , agora a tal classe média - base de desenvolvimento- está a crescer vertiginosamente.
Talvez dê para entender.
Da Alemanha, mais precisamente de Berlim, regressámos bastante esclarecidos.
Agora ?
Veremos.
Matoso acrescenta 
"   Tenho pouca confiança nas ideologias , nos ideais sim.
Os ideais propõem-nos um horizonte que nunca alcançaremos : o ideal da pureza , da beleza , da abnegação - nunca lá chegaremos suficientemente.
Também nós damos mais valor aos ideais que ás ideologias  e , nesse campo, deixamo-nos seduzir como José Matoso pelo ideal da bondade.
Ela, a bondade é possível.

Sem comentários: