domingo, 15 de abril de 2012

O FUTURO DA FRANÇA

A França nos próximos dias vai aquecer.
É tudo ou nada.
Continuará na direita ?
Voltará à esquerda ?
O grande rival do actual presidente é François Hollande.
Quem é Hollande ?
Filho de uma família católica da pequena burguesia normanda, cresceu na esquerda. Frequentou o Liceu Pasteur de Neuilly , licenciou-se em Direito em Paris , passou pelas prestigiadas " Sciences Po " e Escola Nacional de Administração e foi líder estudantil  na ENA onde conheceu Segolene  Royal  de quem se enamorou  e com quem viveu durante três décadas. Dessa união nasceram quatro filhos. Porém , devido às posições ideológicas de ambos nunca oficializaram a relação.

Entrou para o PS em 1979 e estreou-se nas urnas  dois anos depois contra Jacques Chirac.Perdeu , mas foi recompensado com um cargo de assessoria no Eliseu. Em 1988, Hollande regressa a Corrèze e conquista finalmente um lugar na Assembleia Nacional. Em 2007 Ségolene Royal é candidata frente a Nicolas Sarkosy - e perde.
A união do casal termina quando Hollande assume  um caso com a jornalista Valérie Trierweiller -divorciada, com três filhos - com quem vive desde aí.
O programa de Governo de Hollande representa um violento corte com a era Sarkosy e com a agenda franco-alemã para a Europa. 
O socialista pretende renegociar o pacto de contenção fiscal e propor medidas de incentivo ao emprego e ao crescimento. Declarando "o mundo da finança como adversário "   Hollande defende a separação da banca comercial e de investimentos  a nível comunitário, a taxação das transações financeiras , a redefinição do papel do BCE e a criação de uma agência europeia de notação financeira. 
No plano interno Hollande quer taxar a 75 % os rendimentos superiores a um milhão de euros anuais, reduzir em 30% os salários do Presidente  e membros do  Governo , contratar 60.000 professores , criar 150.000 empregos jovens e reduzir a dependência do nuclear.
Defende  o casamento homossexual e o direito de voto para os estrangeiros nas autárquicas . E promete a saída das tropas do Afeganistão até ao fim do ano. 
"  Afável mas cinzento , Hollande pretende ser um presidente normal .
Conseguirá vencer Sarkosy ? "
A Europa não sabe o que a espera.
É que não sabe mesmo.
E Portugal ?
O que será melhor para nós ?
Há várias maneiras de encarar a situação
Mas todas nos inquietam
...................................   

Sem comentários: