Não, dizem muitos especialistas, que concluíram ser possível prevenir ou pelo menos adiar a demência- mesmo que se tenha uma predisposição genética. Uma redução em apenas 25 % dos factores de risco ( obesidade, diabetes, tabaco e fraca actividade física )evitaria até meio milhão de casos desta patologia.
Nos últimos dias tivemos conhecimento que um dos nossos grandes amigos se encontra em estado considerado extremamente avançado desta doença e não conseguimos deixar de pensar que há mais de dez anos, " sentimos " que havia algo de estranho com ele. Desempenhava um cargo político de grande responsabilidade , viajava muito, lia imenso mas..........havia algo. Não era apenas o não se lembrar de qualquer palavra ou frase era uma atitude que nos levou a percepcionar o que demorou anos a ser descoberto.
Devíamos ter manifestado à mulher os nossos receios ?
Pensamos que ela não acreditaria.
Aqui vos deixamos 10 conselhos que se os seguirem só terão vantagens
1 - Mexa-se
2 - Levante pesos
3 - Procure novos estímulos para a mente ( crie um blogue ) pois mantê-la ocupada pode ajudar os cérebros mais velhos a terem um funcionamento saudável .
4 - Diga OMM - ajuda a reduzir as hormonas prejudiciais ao stress ( Não sabemos a razão )
5 - Coma sobretudo vegetais , muita fruta . Evite carne vermelha.
6 - Apimente - o cérebro aprecia de especiarias tanto como as papilas gustativas Pimenta preta , canela, oregãos, gengibre, salsa, baunilha são ricos em oxidantes,
7 - Encontre o seu objectivo. (Descobrir o que realmente lhe interessa pode ajudá-lo a manter-se activo segundo um estudo do Centro Médico da Universidade de Rush que envolveu 950 idosos.)
8 - Tenha amigos. Fale. Converse. Saia. Não se cale.
9 - Reduza os seus riscos - controlo de diabetes , peso, tensão arterial. Tudo em ordem . Sempre
10 - Verifique as vitaminas .Muita atenção à B12.
Os adultos mais velhos com risco de deficiência de vitamina B12 têm cérebros mais pequenos e
registam resultados mais baixos nos testes que medem o pensamento , o raciocínio e a memória,
( Realizámos este teste há pouco e estamos à espera de saber o resultado )
Cada vez mais se está a verificar o despiste precoce da doença que ,com tratamento eficaz ,pode ,de certo modo, ser controlada.
Mas o que se pode dizer com certeza absoluta é
Evitar uma vida sedentária
TER UMA VIDA COM INTERESSES
Sem comentários:
Enviar um comentário