quarta-feira, 11 de abril de 2012

HOMENAGEM A TENGARRINHA

Acabámos de tomar conhecimento :
 " Homenagem a Tengarrinha
José Manuel Tengarrinha
Ex-líder do MDP / CDE
O ex- Pr. Eanes , Soares e Sampaio integram a lista de promotores do almoço de homenagem a José Manuel Tengarrinha, marcado para sábado no restaurante do Centro de Congressos de Lisboa. O historiador ( autor, por exemplo , da História da Imprensa Periódica Portuguesa ) e ex-líder do MDP / CDE , que completará 80 anos , foi um dos presos políticos  libertados em Abril ".

O tempo andou para trás a  uma velocidade vertiginosa e a nossa linda relação surgiu perante os nossos olhos , com uma nitidez espantosa.
Foi há cinquenta e tal anos.
Andávamos ambos na Faculdade de Letras , em Ciências Historico- Filosóficas e  durante quatro anos o episódio repetiu-se. Sempre igual. Mesmo carro eléctrico,  mesmo encontro, mesmo sorriso.
José Manuel estava preso pela PIDE . Só tinha permissão para ir à Faculdade quando tinha que realizar as Frequências. Entrava no Rato . Algumas paragens depois descíamos. Lá íamos os dois em agradável convívio.Encontro combinado ? Não era, mas parecia.
Que nos sentíamos felizes os dois, claro que sim. De tal modo que é o colega que recordamos com mais ternura.
Às vezes, muito raramente , voltámos a encontrar-nos. Nas estreias de teatro, nas sessões  cinema de intervenção.
Encontros rápidos mas onde a velha empatia continuava presente.
Já há 300 pessoas inscritas para o almoço do próximo sábado!
Muitas mais irão. Se há alguém que é merecedor desta homenagem é o nosso amigo Tengarrinha !Sem dúvida.
80 anos !
Tanto tempo!
Mas não passou, pois não ?  

1 comentário:

Anónimo disse...

DE MIM PARA MIM, PERGUNTAVA O QUE SERIA FEITO DE TENGARRINHA? SE DO MEU GRUPO ALGUEM FOR AO ALMOÇO, LÁ ESTAREI. GOSTO E ADMIRO AS PESSOAS QUE SE MANTÊM INTEGRAS, ESTAS NA MORREM NO MEU CORAÇÃO. A MINHA ADMIRAÇÃO POUCO VALE, MAS É A MINHA GRATIDÃO A PESSOAS DE VALOR E MORAL. LINDA