sábado, 28 de abril de 2012

A CHINA HOJE COMO É?

Temos junto de nós, muitos artigos que têm atraído a nossa atenção sobre a China de hoje :

 - " A China deverá ultrapassar em 2013 o Japão como maior consumidor de bens de luxo do mundo. "
- A China cresce 35 % ao ano.
-Vendas da Apple surpreendem graças á China - Lucros da Apple cresceram 94 % e as vendas 59%. A culpa é do crescimento explosivo da empresa no mercado chinês.
- Por eles até a muralha era de ouro e diamantes !
  Este apetite pelo ouro e pelos diamantes só é possível graças às taxas de crescimento económico acima dos 10% das últimas três décadas , depois de Deng Xiaoping  ter proclamado ser glorioso enriquecer  num país que se reivindica comunista.
Sabendo que muitos dos 1300  milhões de chineses continuam pobres , enquanto haverá um milhão de magnates, destacando-se os 115 que integram a lista dos bilionários da Forbes , a nossa perplexidade não tem parado de aumentar. 
Mas , afinal , como é a China hoje ?







Assim como há alguns meses visitámos Berlim para perceber a sua actual realidade, porque não vamos á China para perceber o que lá , verdadeiramente se passa . Na medida possível, evidentemente.
Tanta coisa para ver.
Para tentar perceber .
Para vos contar pois sabemos que apreciam a realidade vista pelos olhos desta vossa amiga.
Como só vamos na segunda -feira , amanhã ainda conversaremos.
Ok ?

1 comentário:

Anónimo disse...

A China não é um mundo, é muitos mundos, vai ser difícil ver por dentro. Mas se na realidade este país tem muitas lacunas, talvez eu não gostasse de lá viver. Mas sei que a idade média de vida, é comparada com a da Europa. Isto quer dizer muito na parte social. Espero que consiga ver e saber tudo que procura. Tenho pena, mas essa viagem, além de outras coisas, é longa de mais para mim. Linda