sábado, 10 de abril de 2010

UMA PRIORIDADE NACIONAL:PROMOVER A SAÚDE MENTAL.


Saúde mental?
Uma prioridade nacional.
Soubemos, nos últimos dias, como no nosso país abundam, as patologias do campo psiquiátrico. Sou muito sensível  a estes casos. Não só à doença em si mas, também ao modo depreciativo como são tratados os que dela padecem. Até são, muitas vezes, ridicularizados e não levados a sério.... Ora, Portugal encontra-se acima da média europeia nesta doença e a atenção que lhe é dada é insuficiente. O que é ser saúdavel? Ser saudável implica um estado de equilibrio das capacidades físicas, psicológicas e das interacções que estabelecemos com os outros ( aqui entro eu a desejar que os meus amigos/as interajam comigo ). Fugir da solidão. Do sofá em frente da TV. Não sair de casa porque não hoje não apetece.Tem que apetecer sempre. O sol. O caminhar. Ir sempre ao ginásio.Ter amigos. Comunicar. Rir. Arranjar uma ocupação divertida. Temos uma colega que faz sabonetes. Lindos. Cheirosos. Coloridos. Outra faz jardinagem e há dias estava muito feliz poque as suas orquideas estavam lindas. Esta amiga diverte-se com este blogue que já virou"paixão."Cair na tristeza é fácil. Lento o processo. " Mãe, como não tens nada que fazer , podes ficar com os miúdos". Quantas de vós fazem-no. Gigi , Violette... tantas outras. Nós sabemos "Não tive coragem de dizer que não. Mas hoje estou péssima!" Aprendam a dizer Não.Melhor ainda. Impeçam que lho peçam porque de manhã não podem, nunca. Eu não fico uma manhã em casa. Reformei-me de muitos anos de trabalho. Agora,  defendo-me da depressão, da angústia , dum trabalho que aumentaria o meu stress. Quero calma. Ordem e equilibrio nos anos que me faltam viver.Quero não me tornar dependente dos outros. Para
isso as regrasque me orientam têm que respeitadas. Não é a vida que orienta as nossas vidas,. Somos nós.Principal regra .
Fugir do Stress.
Sempre.

Sem comentários: