sexta-feira, 16 de abril de 2010

COMO ENVELHECE O NOSSO CÉREBRO?


Um grupo de investigadores  da Escola de Ciências da Saúde da UM acaba de criar uma base de dados a partir da qual é possível estudar e entender os processos do envelhecimento na perspectiva das Neurociências. Os indivíduos estudados tinham de ter mais de 60 anos e foram excluidos os portadores de doenças neurológicas ou psiquiátricas. O estudo concluiu que "as pessoas que estão institucionalizadas têm pior desempenho cognitivo do que as que não estão.  E mais. "O facto de estarem ou não em lares afecta mais as capacidades dos idosos do que o seu nível de escolaridade."
O objectivo deste interessante e útil estudo é o desenvolvimento de estratégias terapêuticas que permitam atenuar alguns défices cognitivos.
As doenças neurológicas estão cada vez mais próximo  de nós. Vive-se mais, maiores são as possibilidades de as adquirirmos. inda ontem tive conhecimento que uma amiga muito querida sofre de Alzheimer.  A Tufa? Impossível!!!
Este estudo apaixona-me.
Cérebro, o eterno desconhecido!
Compreendê-lo.
Sempre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Felismente que já foi mais desconhecido.Todos os dias, o passo é maior para o conhecimento que bom.É como os sonhos,porque é que não quero sonhar certas coisas e sonho?E antes de adorme-
cer, penso, não quero sonhar com o passado e lá
veem eles, mandam mais, que o meu querer.Linda