segunda-feira, 19 de abril de 2010

CLEGG? O TERCEIRO SENHOR DA POLÍTICA BRITÂNICA



"NICK QUEM?"
Na quinta- feira, quando entrou nos estúdios da ITV, para o primeiro ciclo de debates eleitorais, dois em cada três britânicos, não seriam capazes de o reconhecer na rua.
"NICK QUEM?"
Bastaram 90 minutos para Nick Clegg se transformar "no lider partidário mais popular desde Winston  Churchil", segundo uma sondagem  do Sunday Times.
Como estas legislativas estão cheias de suspense vamos conhecer o tal  Nick Clegg.
OK?
Vamos vê-lo com a mulher ( uma advogada espanhola, gira, gira de quem tem três filhos) . Casal encantador, não acham?
Datas marcantes  na carreira política de Nick Clegg
1967
Clegg é o terceiro de quatro filhos de um banqueiro  da City, de ascendência russa, e de uma holandesa. Estudou num colégio de Westminster e licenciou-se em Antropologia em Cambridge.
1994 
Trabalha com o eurocomissário do Comércio, Léon Brittan, e será seu conselheiro nas negociações para a adesão da China e da Rússia à OMC. Em 1999, é eleito eurodeputado pelos lib-dem.
2007
Dois anos depois de ser eleito deputado, sucede a Menzies Campbell na chefia do partido.No Parlamento bate-se pela reforma da política e, em 2009, pede a retirada militar do Afeganistão .Ironicamente, foi este défice de notariedade que lhe permitiu surgir como novidade num frente a  frente com dois líderes desgastados - Gordon Brownpelos 13 anos no Governo, David Cameron pela implacável propaganda trabalhista que o rotelou de inexperiente e elitista.
"Nick Clegg é a nova Susan Boyle" do concurso de talentos da política britãnica, escreveu o colunista conservador Gerard Warner no Telegraph." É verdade que tinha o papel mais fácil, mas desempenhou-o com mestria, contrapôs Lance Price, ex-acessor de Tony Blair, no Guardian. Tirou o máximo partido da oportunidade de ouro que Cameron e Brown lhe deram quando, ao fim  de meses, aceitaram um debate a três na televisão.Discutiu de igual para igual, ganhou a empatia do público e teve o seu melhor momento quando culpou os dois rivais pelo bloqueio às reformas no Parlamento.
Alguém esperava uma reviravolta destas?
Agora ,tudo vai ser diferente.
Apaixonante.
Imprevisível.
Quanto a mim estou a seguir estas eleições interessada e divertida.
Palpites?
Ainda não há...
Mas, já não se voltará a dizer" Nick Quem?"como ironizou o Financial Times ao traçar o perfil do líder dos Liberais Democratas.  
Até breve, Nick Clegg.
Encantada.
Adorei conhecer-te.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cá fico esperando pela revelação.Não conhecia,
mas espero que corresponda ás informações que
acabei de ter conhecimento.Que não falhe como
tantos vão fazendo por aí.Também tem outra coi
sa:é bonito, já é meio caminho, andado para as
eleições.Nunca me esqueci.que já há anos, em
França um presidente gonhou c/vantagem de 2%,
por votos das mulheres.É triste.Linda