sexta-feira, 23 de abril de 2010

Alexandre Castro Caldas
Neurocientista, chefe do departamento de Neurologia do Hospital de Santa Maria, presidente da  Sociedade Internacional de Neuropsicologia , publicou mais de 100 artigos científicos, ganhou o grande prémio Bial e muito mais haveria a dizer dum dos nossos maiores cientistas. Uma das minhas referências na apaixonante área da Neorologia.
Este ano Intuição e Decisão foram os temas da edição da Bial. Como gostaria de ter estado presente! Hoje, fala-se muito de auto-ajuda. Há uma quantidade de livros sobre métodos e técnicas para se chegar à decisão. Há um lado científico para esta questão tão actual? Somos mais racionais ou mais intuitivos?
" Os sistemas estão próximos. Uma coisa é o processo de tomada de decisão enquanto processo consciente, em que as pessos evocam as variáveis necessárias para depois tomarem a decisão. Outra é a componente daquela decisão que é tomada sem que as pessos tenham consciência que a tomaram"
...............................................................
O pensamento de Castro Caldas é fascinante. Ele diz, por exemplo  "O mais importante é criar o vício de nos sentarmos à secretária todos os dias , para fazeremos alguma investigação. "Porque se as pessoas não aprendem qualquer coisa nova todos os dias não estão bem. É preciso criar nas pessoas a sensação de culpa por não ter lido."Eu, acrescentaria : "De não quererem aprender. De não fazerem o mínimo esforço para interagir. De não comunicarem. De cultivarem o isolamento intelectual. Tudo dá trabalho. De terem vaidade no seu absentismo cultural/afectivo.
Um amigo meu, chama-lhes cadáveres adiados.
Encontrei ontem, na livraria do Corte Inglês ,Castro Caldas. Por duas vezes ficámos frente a frente. Vi que ele me olhava. Intuição? Será que ele sentiu como me apetecia ouvi-lo falar destes temas que tanto me fascinam?
Da próxima vez não resisto: " Sr Professor, fale-me da intuição e da decisão. Sabe, eu pertenço ao grupo dos que todos os dias têm que aprender. Imagine, nesta idade, tenho um blogue..."
-Um blogue?
-Dina Constança Reencontros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Agora já não basta só o QI.Li um livro sobre a
Inteligência Emocional, e pensei. Afinal parece
que sou capás de me encaixar um bocadinho aqui,
será? Linda.