terça-feira, 27 de abril de 2010

HISTÓRIA


Vamos reflectir sobre as situações  que se estão a verificar nos últimos dias. Vêm nos jornais. Talvez sejam mais complicadas do que à primeira vista parecem. E do que ouvimos e vimos. A Grécia. A Alemanha. A Senhora  Merkel. Ajuda. Não ajuda. Que se passa? Cada dia a situação piora. A tendência  é para uma rápida resolução dos problemas que a Europa vive?
Alemanha -" O ministro das finanças alemão coloca condições para que possa avançar o plano de apoio ao Estado grego. Que poder tem Wolfgang Schauble? Quem é Wolfgang Schauble ? É um experiente Ministro, doutorado em Direito. Foi Ministro do Interior entre 2005 e 2009 no Governo Merkel  entre 1989 e 1991 no Governo de Kohl. Em 1990 foi vítima dum atentado (um tiro na coluna e desloca-se em cadeira de rodas.) Na passada sexta-feira  a Senhora Merkel mostrou-se optimista.  Pouco depois  o Ministro das Finanças afirmou ao jornal Bild am Sonntag, que ainda faltava muito trabalho de casa a fazer para que o cheque seja passado pelos paises que vão ajudar a Grécia "Nem a UE nem o Governo Alemão tomaram , até ao momento qualquer decisão sobre a ajuda. O que significa que a resposta pode ser positiva ou negativa". Que tal?
A ajuda da Alemanha é fundamental para compor o plano de apoio- cerca de 8.400milhões de euros-. O Parlamento terá de se pronunciar, mas não o deverá fazer antes de 9 de Maio, que é quando se realiza as eleições no estado da Renânia Vestefália. E, os conservadores que governam esta zona da Alemanha não desejam dar ajuda à Grécia. " Vendam as ilhas..."
E entretanto os juros oscilam. As bolsas agitam-se. Os boatos aumentam. E Portugal ,( garantem,) será o País que se segue e nessa altura  as coisas ainda devem  estar mais complicadas.
Pessimismo. Será?

2 comentários:

Anónimo disse...

Na resposta que dei atraz,penso estar lá, tudo
que digo sobre os agiotas? Quanto mais fundo se
cair melhor para alguns.Já se fala que a Espanha
é o 3º.a cair.Só que a Espanha tem outras possí-
bilidades que Portugal não tem.Já no tempo da guerra, eles que andavam como nós descalços,con-
seguiram levantar a cabeça, e com um ditador co nós como nós.Mas, lembro-me de ouvir, que os ministros eram mais competentes.Linda





e, c/um ditador como nós, levantar
melhor a cabeça.Não foi? Linda

Anónimo disse...

Não sei se o meu comentário seguiu.Enganei-me aqui em qualquer coisa.bjos Linda