quinta-feira, 11 de julho de 2019

AS MINHAS CERTEZAS !


É VERDADE .
TENHO ALGUMAS CERTEZAS !
CERTEZAS TÃO ENRAIZADAS QUE PROVOCAM ZOMBARIA NA FAMÍLIA.
TUDO TEM UMA RAZÃO DE SER

UMA CAUSA
UM PORQUÊ .

UMA DECISÃO
UMA ATITUDE
UMA ESCOLHA 

PODE SER FÁCIL COMPREENDER
POR VEZES TORNA-SE EXTRAORDINARIAMENTE DIFÍCIL CHEGAR LÁ ...
MAS
HÁ SEMPRE UM  PORQUE A JUSTIFICAR UM PORQUÊ .

VOU MAIS LONGE
AFIRMO QUE SE PODE LEVAR MUITO TEMPO A COMPREENDER A CAUSA MAS UM DIA ELA REVELA-SE.


Conto rapidamente uma história dramática mas totalmente verdadeira a que assisti .
Que vivi .

O meu tio Francisco , irmão mais velho da minha mãe, era diabético  , doença herdade do pai e que passou a dois dos seus filhos .
Teresa , sua única filha foi aos trinta anos ( já mãe de três filhas ) gravemente afetada por esse mal incrível .
Dotada de uma beleza invulgar , amada ( idolatrada ) pelo marido , tendo tudo para ser feliz vivia dominada pelo fatalismo da doença .
Diariamente injetava insulina e era proibida de se desviar de rigorosa dieta .

Praticamente da mesma idade  quando nos apetecia lá íamos ambas para onde desejávamos :
Brasil . Itália . Nova Iorque . Palma de Maiorca . Caraíbas ..... eram destinos certos .

Há precisamente 20 anos fomos para Punta Cana .perto da Páscoa

Desde o incio da viagem que notei que ela estava ansiosa . Irritada . De mal com tudo .
Pensei que era próprio da doença e deixei passar .

Começaram "as asneiras / transgressões ..incríveis ."
Exemplo
Um sumo de frutas tropicais com um gin
- Atónita
Eu
  Perguntava :

- Enlouqueceste ?
  Nem sumos podes tomar...
   Com gin ?

Foi assim durante toda a estadia ....
Replicava que não havia problema pois tomava a seguir uma injeção de insulina e ficava bem ...

- Teresa , querida .Diz-me o que tens , por favor .
  Tu não estás normal ..,,
  Nunca foste assim ...,

- Esquece. Estou ótima !
  Toca a divertir !

Chegamos e ainda no aeroporto disse para o meu marido( que nos esperava) que eu estava insuportável  sempre a lhe proibir tudo ...

No outro dia de manhã , por volta das oito , o telefone tocou .
Era a Becas, a sua filha mais nova .

-Tia , desculpe telefonar tão cedo mas é para lhe dizer que a Mãe morreu .

- O quê ?
  O que aconteceu ?
  Como é possível ?

- Foi uma crise de hiper glicemia . O açúcar estava muito alto .Foi para o hospital mas não  resistiu !
  De madrugada faleceu

Espanto !
Incredulidade !
Dor !

COMO ERA POSSÍVEL MORRER ASSIM ?
Tão nova , linda , amada....?
COMO ACREDITAR ?

Passaram 20 anos .

Na semana passada , o Duarte , irmão mais velho da Teresa , mandou-me uma das suas mensagens habituais .
Esta  revelou-me  algo absolutamente espantoso :

" Há precisamente 20 anos, comemoram-se hoje ,que a Teresa se suicidou
Paz à sua alma "

PORQUÊ ?
PORQUE ASSIM O DECIDIU .

Porque não desejou continuar a viver.
Deu sinais ?
Deu mas não os entendi .

Um dia , na praia disse-me :
-Diz ás minhas filhas que, quando eu morrer, quero levar aquele vestido vermelho que comprei em Marrocos
Espantada respondi-lhe :

-Morrer ?
 Que conversa é essa ?
 Estás tonta ?

- Promete !

Prometi .

Fiquei a saber que o seu desejo foi cumprido .
Aliás parece que as filhas conheciam essa vontade da mãe


Esta é uma história triste , inconcebível mas que esconde muitas outras causas  além da aparentemente " A RESPONSÁVEL :
OS DIABETES" 

A Teresa resolveu acabar com a vida .
A situação foi de tal modo inconcebível que a família próxima ocultou  totalmente o sucedido .

PORQUE 

TALVEZ SÓ EU CONHEÇA A VERDADEIRA DIMENSÃO DESTE 

PORQUE

NÃO QUERIA CONTINUAR A VIVER !

Sem comentários: