terça-feira, 26 de março de 2019

VELHICE E MEMÒRIAS



SEI !
QUEM NÃO SABE   ?
QUE UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA  VELHICE É A CONSTANTE  RECORDAÇÃO DO PASSADO .

 "SOMOS A NOSSA MEMÓRIA "

Talvez seja errado 
Mas
Eu
Cultivo-a .
Ontem , antes de adormecer foi este o livro que eu li .

RECORDAR E ESQUECER

" A MEMÓRIA ENGANA-NOS !"

SABIAM ?

POIS É VERDADE !
A MAROTA , POR VEZES , MENTE -NOS !

O que um dia nos fez sofrer ...Magoou .... Até incluiu lágrimas...
Surge-nos como lindo. Resplandescente ! 
Faz-nos sorrir !

Por outro lado 

Acontece que algo que nos divertiu .
Apelou ao riso
Agora chama lágrimas.

Durante  o percurso de hoje  surgiram lembranças não fragmentas  que pareciam cenas de um filme .
Memorias inteiras
Completas !

COMO ESTA QUE ME FEZ SORRIR 
(Há 18 anos )
Éramos um grupo de 8 casais  que habitualmente se reuniam na Quinta da Marinha . Tomávamos banho. Apanhávamos sol e o almoço era uma festa .
Que festa !
O anfitrião , meu grande amigo , ( que recordo com uma saudade imensa ) , colocava-me sempre ao seu lado .
Não ! Não era etiqueta! 
Era prazer pois as nossas conversas fascinavam-nos .

Professor universitário .
Extremamente culto 
Foi ele , num desses memoráveis almoços  , que descodificou o meu nome .

"Não gosta de DINA mas fica-lhe lindamente 

DINA - DINAMITE / FORÇA 
CONSTANÇA - PERSISTÊNCIA / CONTINUIDADE 

- QUE NOME LHE FICARIA MELHOR ?

Ora
Hoje recordei-o pois sempre nos encontrávamos ( há 20 anos ...)  por onde hoje andei -centro comercial  Roma  onde ele ia comprar EL PAÍS(uma afinidade )

Agora vem a parte cómica que recordo com ternura imensa:

Aconteceu que
Contra o esperado por ambos , não ficamos juntos á mesa 
Mas
Separados .

A mulher deve ter tido  razão na distribuição dos lugares ..... Não recordo  quem me substituiu ....
Fiquei junto do João ,marido da Juca ( casal maravilhoso )  e o nosso alegre papo deliciou-nos...

O meu amigo ?

ENTRISTECEU TOTALMENTE  !

A mulher , minha colega e amiga , saiu-se , então, com esta graça que a todos fez rir 

"- ZÉ, DESCANSA !
NÃO  FIQUES AMUADO !
PROMETO QUE,
NO PRÓXIMO ALMOÇO,
ELA
FICA  SENTADA NO TEU COLO "

FOI ESTE AMIGO O PRIMEIRO A PARTIR
OS ALMOÇOS ACABARAM
O GRUPO DEIXOU DE EXISTIR .

FICOU A SAUDADE !


Sem comentários: