terça-feira, 26 de março de 2019

UMA MEMÒRIA LINDA !


Acontecia comprar lá os produtos naturais que eram difíceis de encontrar noutras casas . Com o tempo tornei-me cliente assídua e interlocutora atenta da técnica que me atendia .
Extremamente simpática . Informada ! Culta ! Em breve sentíamos prazer em dialogar .
Sabia que era casada . Tinha uma filha adolescente . Marido bancário .

Um dia  achei-a diferente . Triste ! Preocupada ! Silenciosa !
- " O que tem ? 
Se precisar de mim , já sabe ...
Aqui estou !"

" Tudo bem !
São as alergias ..." 

Passou uma semana .
Na sexta-feira , quando a reencontrei assustei-me .
Rosto fechado.
Olhos inchados ...Lágrimas ...? 
Tudo nela denunciava desespero  e angústia ...

Alergia ?
Que nome estúpido para uma depressão !

" VAMOS FALAR .  
   POR FAVOR DIGA-ME\ O QUE SE PASSA..."
"NÃO  DURMO ...
NÃO CONSIGO ALIMENTAR-ME
TENHO MEDO DE TUDO....
NINGUÉM ME PODE AJUDAR ..."

" ESTÁ ENGANADA .
VOU JÁ MARCAR -LHE CONSULTA PARA HOJE .
SE NÃO DESEJA FALAR COMIGO FALARÁ COM O MÉDICO 
MAS , SEJA O QUE FOR QUE A AFLIGE ,  TEM SOLUÇÃO !
TUDO TEM SOLUÇÃO:"

Começou a tratar-se .
A medicação passados alguns dias deu sinais  de  resultar 
Mas...
A tristeza 
A angústia 
Permaneciam .

O que escondia ?
NUNCA O DISSE !

Falávamos .
Notei que estava a melhorar mas algo existia que a magoava incrivelmente .

Silêncio total !

Até que , inspirada , resolvi servir-me de um esquema que , segundo mais tarde percebi ,  a ajudou a ultrapassar a situação .


FALE !
NÃO PARA SI ...!

"NÃO O DESEJA FAZER 
ENTÃO FAÇA ISTO :

ESCREVA TUDO
MAS TUDO O QUE A PREOCUPA .

DETALHADAMENTE .

DEPOIS 
QUEIME !
LANCE FORA AS CINZAS :

TELEFONE-ME DEPOIS A DIZER COMO SE SENTE" .

NÃO TELEFONOU .
NUNCA MAIS A VI .

MUDAMOS PARA ESTA CASA NO INÍCIO DO SÉCULO 

E
TANTA COISA OCORREU NA MINHA VIDA QUE NUNCA MAIS RECORDEI ESTE  EPISÓDIO  IGUAL A TANTOS OUTROS QUE ENFRENTEI DURANTE UMA EXISTÊNCIA RICA EM CONTACTOS HUMANOS 

HOJE
ELA DISSE-ME .

" SALVOU-ME A VIDA !" 

SE A AJUDEI QUE BOM !

EIS UMA MEMÓRIA LINDA QUE GUARDAREI PARA SEMPRE


Sem comentários: