sexta-feira, 22 de março de 2019

PRAGAS/ SUPERSTIÇÔES / ESCONJUROS




Ontem apareceu este livro nas livrarias.
Comprei-o imediatamente porque nasci e vivi num meio onde se cultivavam superstições que quase eram  vistas como certezas
Lembro-me de, na nossa casa, não ser permitido entornar sal, abrir o guara chuva, colocar tesouras sobre a cama , ...............um nunca acabar de normas a que era impossível fugir ...

Ontem á noite iniciei a leitura que me levou ao Algarve da minha infância onde o medo das pragas era quase universal , as benzeduras aceites sem preconceito .....
Conhecimentos ancestrais alguns herdados dos romanos ....e doutros povos que nos habitaram

Recordo uma frase que ouvi e interiorizei ,durante muito tempo, como certa :

"OS JUDEUS SÃO PERSEGUIDOS PORQUE NÃO ENCARARAM CRISTO COMO O MESSIAS "



 Qual a herança biológica / cultural dos judeus ?

Hoje, antes do almoço , passei pelo jardim  da  Biblioteca do Palácio Galveias.



SOL
As mesas e bancos repletos de jovens estudantes 
Vi , que se deliciavam com pequenas refeições apetitosas .
Parei como fazia antigamente ?
Não !
Faltavam os meus amigos , os tais que tanto me atraiam ...e levavam-me a olhá-los tempos infindáveis



A rejeição enquistou !
A maldita fidelidade ?

Sem comentários: