terça-feira, 29 de janeiro de 2019

A MINHA TIA CONCEIÇÃO


Em Julho faria cem anos .
Cem !

Alta 
Magra 
Inteligente 
Era , como se costuma dizer 

UMA SENHORA !

Senhora por nascimento
Casamento 
Intuição 

Sabia viver !

Enviuvou há 18 anos .

Teve uma única filha que morreu ao nascer.

Após a morte do marido, há 18 anos ,ficou com uma dama de companhia na  sua   casa  de   27 divisões, numa horta enorme que    em tempos  foi maravilhosa mas agora  se tornou impossível de ser devidamente cuidada.

Chegou a altura de ir para o lar em Barão de São João onde foi magnificamente acompanhada e que em peso esteve presente no seu funeral .

"Morreu uma Senhora .
Nunca houve nem jamais haverá nenhuma como ela "

Essa Senhora é  uma referência que me acompanhará sempre .
Amou-me como a uma filha .

Falámos horas antes da sua morte .

(Esta percepção que sempre me acompanha ....)

" Como está a minha querida ?
O amor da minha vida !

Beijinhos !
Beijinhos ,meu amor "

O enfermeiro perguntou-lhe :

-  È a sobrinha !
A senhora deseja falar-lhe ?

Falou 
Falou !

O que disse ?

Nada entendi ...

Últimas vontades ?

Já mas revelara .
Fi-las todas 

É impressionante ver o modo como a MORTE é tratada na província em comparação com o

  da cidade .
Estou a pensar em termos sociológicos .

Vejam  o discurso da sua amiga de toda a vida ,(a senhora que sempre a acompanhou) :

" A menina esteja descansada . A Tia foi muito linda . Com o vestido que lhe comprou . Ofereceu-lhe dois  dois . Escolhi o cinzento . 
Levou colar de pérolas e uma echarpe rosa . Quentinha.
Muito bem penteada .
Está muito tranquila ! Parece dormir !

A tia adorava-a !
A menina é a filha que ela perdeu !

O que faço a tanta roupa que está no guarda vestidos ?
Tudo oferecido pela Nini .
E as fotografias '
Tantas !" 

As minhas emoções ?

Tristeza !
Ternura !
Agradecimento !
Saudade !



Querida 
Minha querida 

A esta hora , quando terminava de escrever nos Reencontros , gostava de lhe telefonar .

Não mais o farei .

Saudade!
Tanta !



GRATIDÃO ?

ENORME  !





UM ENORME
IMENSO





Sem comentários: