segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SAUDADES DA CHINA

Bem.
Vou dizer-vos uma coisa :
-Há apenas 6 meses que regressei da  China  e, o desejo de lá voltar é, praticamente o mesmo que sempre sinto em relação a Nova Iorque.
No Diário de Notícias de hoje
Duas novas universidades por semana....só na China.

Síntese dos números :
De 13% dos jovens chineses inscritos nas universidades em 2002 passou-se para 26% em 2010; no espaço duma década , as instituições de ensino superior mais que duplicaram (2305 em 2009 ) ;42 universidades hoje de 500 melhores do mundo , longe das 150 americanas mas já à frente das 37 britânicas  e das 21 japonesas ; 13% do orçamento destinado à educação , do qual 21 % para o ensino superior.
A obsessão chinesa com a educação foi notada há dois anos , quando os miúdos chineses de Xangai se impuseram no estudo Pisa.
E , nós bem os vimos às centenas, na nossa visita ás Muralhas da China onde eles também se encontravam às centenas.
Há uma coisa que todos temos de interiorizar
O MUNDO ESTÁ A MUDAR 
Queiramos ou não as mudanças aí estão.
E a Europa e a América têm que estar muito atentas às mudanças.
Sabem uma coisa :
XANGAI E NOVA IORQUE SÃO ACTUALMENTE AS CIDADES QUE MAIS CHAMAM POR MIM.




Quando houver possibilidade não a perderemos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não percebo muito bem a China, é uma sociedade é enigmática para mim, nas que eles sabem viver, lá isso sabem. Ainda se vai falar muito da china. Tenho aqui um livro já com uns bons anos que nunca li, vou lê-lo, foi-me deixado, chama-se " Perigo Chinês ". Deve ser bom, o meu familiar sabia o que lia. Linda