terça-feira, 27 de novembro de 2012

MÁQUINA DE COSTURA

Lembram-se dela ?
Existia , praticamente em todas as casas. Era indispensável e a sua utilidade prolongou-se durante décadas .
 E décadas....
A máquina de costura possibilitou que a  pequena burguesia e as classes populares confeccionassem em casa as suas roupas , e, desse modo exprimissem as suas preferências de vestuário com maior liberdade.
" Por outras palavras , a máquina de costura foi o instrumento através do qual muitas mulheres deram largas à sua própria subjectividade estética , o instrumento , por excelência , de libertação do seu narcisismo . Para muitas , foi a única maneira de entrar no mundo da moda "
        Massimo Baldini

     A INVENÇÃO DA MODA.

As mulheres e a sua paixão pela moda
O sucesso da moda é um sucesso feminino , Foram as mulheres que favoreceram o ethos ,mudança, o culto do novo , a paixão pela novidade . Elas, mais do que os homens , adoraram a mania do vestuário, quiseram aparecer, como diz Poiret , ora como " beques de barcos " ora como " pequenas dos correios desnutridas " . Quiseram ser desportivas e sexy, executivas , ninfas , estrelas, vampes e primitivas exóticas . Com a Revolução Francesa a moda foi depositada nas mãos das mulheres . 
Mas só na Primeira Guerra Mundial , com a generalização do trabalho feminino , é que as mulheres tiveram possibilidade de poder gerir tal liderança , com plena autonomia económica .
E . desde então a moda desenvolveu-se vertiginosamente. 
A revolução do Prét-à -porter

Nos fins dos anos sessenta do século XX teve lugar a revolução democrática da moda designada por prêt--à -porter.

O efeito mais gritante do pret-à -porter foi o de ter fomentado  a moda industrial e de ter feito oscilar o pêndulo da moda das élites para a moda de massa.
Foi a partir daqui que se verificou plenamente a democracia da moda.  

Então :
A moda é um fenómeno que merece a nossa atenção ou, trata-se apenas de algo banal  que preocupa apenas aqueles que nada têm em que pensar ?

1 comentário:

Anónimo disse...

As mulheres têm a capacidade de ter varias ideias e gostos diversos e também inteligentes. O homem, esse, tirou-lhes o que lhes pertencia pela força física. Não eram elas que tinham governado em tempos idos? Agora vão ocupando aquilo a que tinham direito. É a vingança do chinês. A transformação é dolorosa, mas tudo se ha-de acalmar. Neste século, a máquina de costura não é só para a mulher. Democracia de todos para todos. Linda