terça-feira, 27 de novembro de 2012

MODA - ALGUMAS REFLEXÕES

" A moda é filha de uma constelação de causas :
O aparecimento da sociedade aberta e da invenção da escrita e da imprensa, das cortesãs e das cidades cosmopolitas e comerciais , da secularização do amor e da afirmação do relativismo , mas também de duas atitudes mentais convergentes .
A primeira antiga e a segunda moderna  : o amor pelo novo e a tirania do presente.
Na obra Sistema da Moda , Roland Bates afirma que " cada nova moda nega a herança, subverte a opressão da velha moda ; a moda vive-se como um direito , o direito natural , o direito do presente sobre o passado "
A moda é emancipação do passado e do futuro.
Com a moda diz Lipovetsky "nasce um novo tempo legítimo e gera-se a paixão pelo moderno . A novidade torna-se fonte de valor moderno , sinal de superioridade social ; É necessário imitar e adoptar as últimas inovações . "
E, quanto a nós a moda reflecte dum modo excelente a mobilidade social do nosso tempo.
Vejamos o caso duma jovem da província, sem saber ler, oriunda duma família muito pobre. Veio para a cidade ( para a nossa casa , para empregada dos nossos filhos de 5 e 7 anos ).
Pois passados uns 10 anos não apresentava a menor diferença duma citadina. Estudou. Cultivou-se. Namorou. Casou. Actualmente denota um estatuto de classe média que é , na realidade o seu.
Moda ?
Há muito a favor e muito contra ela.
Até foi vista, durante muito tempo como o diabo.

Sem comentários: