sábado, 3 de novembro de 2012

" MÃES DA PSICANÁLISE "



Aqui estamos nós , para vos motivar para a leitura dum livro apaixonante

                MÃES DA PSICANÁLISE 
          Helene Deutsch/ Karen Horney/ Anna Freud / Melanie Kleein

Todos nós admiramos, adoramos, veneramos Freud.
Mas , este livro, conduz-nos do patriacarlismo ao maternalismo e para todas as mulheres é uma referência fundamental para encarar a psicanálise sem Freud.
Claro que o sentimos. Ele está presente. Leva-nos a pensar que sem ele não conseguíamos chegar onde chegámos. Onde este maravilhoso livro nos leva.
Mas quem nos conduz são 4 mulheres cultas, sábias que ,nos deslumbram com a vastidão e profundidade do seu saber.
Freud abriu~lhes as portas da clarividência.
Mas elas, aqui estão para nos dizer coisas importantissimas acerca 
Psicologia da mulher - meninice
Psicologia da mulher - maternidade
Narcisismo - masculino e materno 
A mãe adorada
A feminilidade inata
A inveja do ventre 
................
ESQUECER O PAI ?

Eis um livro que nos leva para além da obra de Freud , rumo a uma prática mais sintonizada  com factores que precisam de   ser abordados .
Estas 4 mulheres dão-nos a possibilidade de abranger não apenas o processo histórico mas também e , acima de tudo, as mudanças que se têm verificado depois de Freud.
Aqui vos deixamos uma sugestão :
Leiam.
Aprofundem os vossos conhecimentos.
Não se deixem afundar no mar de  tremenda borrasca em que estamos prestes a submergir, porque, a História é dinâmica. Ela não pára e indiferente a pressões da esquerda / direita ela vai em frente e acaba por se impor.
Tal como um rio de águas fortes , ela sabe abrir o seu caminho.
E tudo isto irá acabar num novo paradigma ( que é o que todos procuram ) mais justo e equilibrado para todos.
Sabem que achamos que tal é possível ?
Apenas temos a certeza que vai ser um processo doloroso mas que tem que ser realizado pois ninguém pode viver eternamente acima das suas possibilidades.
UMA UE EM PAZ.


ACREDITAMOS QUE É POSSÍVEL

1 comentário:

Anónimo disse...

A maioria dos portugueses quanto a mim não viveram acima das possibilidades. A roda dos meus amigos não tiveram essas condutas. Se há responsáveis foram os banqueiros, eles foram os seus principais responsáveis enfiando cartões a torto e a direito. houveram pessoas que se entusiasmaram e foram no canto da sereia. Oras se as pessoas fossem todas fortes não se deixavam tentar, se fossem todas fortes, resistiam há adversidade e não era preciso então haver psiquiatria. Há sempre os espertalhões espreitando as fraquezas humanas. Esses, não tem o ordenado mínimo ou nenhum, continuam a pavonear-se sem ninguém os chamar às responsabilidades na crise do´país. Onde estão e como estão os responsáveis do BPN? Sobre a direita fazer o seu trabalho, pois que o faça, está no mundo desde o princípio dos tempos. Linda