terça-feira, 27 de novembro de 2012

moda / diabo

Numa iluminura de um manuscrito de século XVI (que não conseguimos encontrar )que se encontra na Biblioteca Nacional de França , está representada uma jovem com um lindo vestido na moda, comprido até aos pés e adornado com mangas largas afuniladas, com os cabelos encaracolados , segurando dois espelhos na mão. Está rodeada por seis diabos .. Uns seguram-lhe o cabelo, outros espreitam pelas mangas . Outros colocam-se debaixo do seu vestido.
Trata-se dum reflexo do pensamento da época pois durante muito tempo pensou-se que as mudanças da moda eram fruto da tentação do demónio . Por isso os homens da Igreja declaravam-se a favor da naturalidade e contra a artificialidade
" O que tem origem natural - escreve Tertuliano ( c.160 -c.220 ) é obra de Deus . O que é inventado é actividade do diabo . Que malvadez , sobrepor as ideias do Demónio à criação divina )"! Referia-se aos cabelos artificialmente frisados e ao uso das perucas .

Mas, não necessitamos recuar tanto no tempo , pois ainda não há muitos anos as normas de vestuário para entrar na Igreja Católica eram muito rigorosas.
E, aliás , continuam vigentes em muitas partes do mundo que se negam absolutamente a seguir a moda
considerando toda a mudança pecaminosa.
Pensamos que só nos resta respeitar quem assim age e não agredir de modo algum.Aliás , vimos frequentemente trajes que consideramos impróprios em lugares de culto o que consideramos de péssimo gosto.

Sem comentários: