segunda-feira, 26 de novembro de 2012

" INSTANTES " JORGE LUÍS BORGES

Jorge Luís Borges

Instantes

Se pudesse viver de novo a minha vida
Tentava dar mais erros da próxima vez,
Não tentava ser tão perfeito,
Relaxava mais.
Seria mais tolo do que fui
Na verdade, levava muito pouca coisa a sério.
Seria menos higiénico.
Corria mais riscos.
Viajava mais ,
 Contemplava mais entardeceres ,
Escalava mais montanhas , nadava em mais rios.
Ia a muitos outros lugares  onde nunca fui. Comia mais gelados e menos favas,
 Teria mais problemas reais e menos imaginários.

Fui daquelas pessoas que viveu sensata e
Plenamente , cada minuto da sua vida;
É claro que tive momentos de alegria .

Mas, se pudesse voltar atrás , tentava 
Viver apenas os momentos bons.

Porque , se não sabem , é deles que a vida se faz;
De momentos apenas; Não percam o agora

Eu fui daqueles que jamais
Ia a lado algum sem termómetro,
Uma botija de água quente ,
Um chapéu de chuva e um pára-quedas;
Se pudesse voltar a viver , viajava mais leve .

Se pudesse voltar a viver,
Começava a andar descalço no começo da Primavera
E andaria descalço até ao fim do Outon .
Dava mais voltas no carrossel,
Contemplava mais madrugadas, E brincava com mais crianças,
Se tivesse uma vida à minha frente outra vez.

Mas já viram que tenho 85 anos 
E sei que estou a morrer
 Jorge Luís Borges 
  1889 - 1986. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Fiquei apaixonada por: Jorge Luis Borges. Eu como ele tinha-me valorizado mais e tinha valorizado ainda mais a natureza, olhado mais para o céu, tinha corrido mais atrás das borboletas, acarinhado mais os animais. Mas fiz uma coisa revoltei-me contra as grilhetas que me prendiam, dei um pontapé no destino voltei-o do avesso. Politicamente, nunca fiquei calada, aí fui bem precoce, pintei a manta como se costuma a dizer. Continuo resistente e na resistência, mas sou muito mais contemplativa e sou feliz. Jorge Luis Borges também não seria infeliz. Linda