sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ALEXANDRE , O GRANDE / O FILHO DO SONHO/ V. M. MANFREDI


Sempre que vamos requisitar livros à Biblioteca do Palácio Galveias ( de 15 em 15 dias ) trazemos 5 e, todas as noites, dedicamos pelo menos uma hora à leitura.
Actualmente  a nossa atracção vai para os romances históricos e biografias. Temos na nossa frente de Valério Massimo Manfredi  
              Alexandre, o Grande 
                O Filho do Sonho
E podem acreditar é uma delícia !
O escritor é um estudioso do Mundo Antigo e as suas actividades desenvolvem-se em vários domínios : ensino universitário, publicação científica , ensaio, jornalismo , televisão, trabalho de campo. Alguém com interesses semelhantes aos nossos . ( Vamos pesquisar pois talvez tenha blog... Porque não ? ).
Ora , este romance é uma recriação que resulta de um estudo científico aprofundado ao pormenor , o que o torna a sua leitura deliciosa.
Sendo um dos nossos heróis Alexandre Magno , acreditem : hoje nem demos  pela passagem do tempo:
Está na hora dos Reencontros......Foi o que nos levou à interrupção quando  ele já está nos preparativos para ir dominar  a Grécia.
Foi e venceu os gregos.

ACTUAL ?

Terrivelmente actual !
Os gregos , o povo mais culto de sempre, onde foi implantada a democracia, foi conquistado pela Macedónia onde dois reis incultos - Filipe e Alexandre - conseguiram realizar    o tal sonho de conquista que teria sido impensável se os gregos estivessem unidos.
Digam o que disserem a desunião, a discórdia, a rebelião,estão na génese deste povo.
Foram sempre assim. Ainda ontem à noite, um entrevistado de Mário Crespo , na SIC / Notícias, referiu as preocupações da entrada deles   na UE de então  e as reservas que desde o início foram feitas pelos países que inicialmente aderiram.
(Voltamos a referir : é muito fácil obter o cartão de leitor da Biblioteca - BI e comprovativo da morada - e pode-se trazer 5 livros para casa durante 15 dias.)
Haverá melhor modo de fugir à solidão ?
Vá.
" A nossa vida depende , em grande parte , das opções que tomamos ".
Sigam o caminho da expansão de Alexandre , O Grande e não terão tempo para se aborrecer .
São quatro volumes !
Et silit terra conspectu eius


( E a terra emudeceu na sua presença )!
Vejam por onde se estenderam as suas conquistas !
Há uma questão que se põe : - E se Alexandre não tivesse morrido ?
Como seria o mundo ?

Sem comentários: