segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"JÁ TINHA SAUDADES DOS MEUS PAROQUIANOS"

Esta é a Igreja de Vila Nova de Anha, Viana do Castelo, que no domingo passado foi palco  dum episódio que merece ser contado.
O padre desta paróquia gosta de navegar na NET.
Porque não ?
Sinal dos tempos.
Mas , coitado, acabou por se tornar protagonista duma " tramóia " que o deixou muito magoado. Travou por este meio conhecimento com duas meninas com quem manteve durante alguns meses  longas e interessantes conversas , até que  elas descobriram qual era a verdadeira identidade  do seu interlocutor. Porque não tirar partido da situação ? A vida está  difícil e  um padre ingénuo é presa fácil!
E as duas burlonas passaram então a exigir avultadas quantias em dinheiro para não revelarem o conteúdo dos contactos.
A situação passou-se até ao passado mês de Dezembro quando o sacerdote resolveu pedir ajuda à GNR de Viana do Castelo que conseguiu desmascarar a actuação das meninas , depois de ter sido feita  nova entrega de 500 euros para evitar a divulgação de fotografias e mensagens comprometedoras.

O escândalo rebentou. O padre foi   afastado e  as burlonas detidas.
Os paroquianos lamentam o sucedido.
Pobre padre !
Ele que tanto fez  pela terra !
E , agora esta ausência !
Que falta nos faz o padre Alípio.
Coitado dele !

No domingo  ele voltou e no final da missa afirmou :

- Há 27 anos disse -vos que seria o vosso pároco . Renovo essa apresentação , com a mesma generosidade  e dedicação , disposto a trabalhar com o mesmo afinco , embebido da Graça e na Misericórdia de Deus, confiando na profunda amizade que demonstraram para comigo.
Já tinha saudades dos meus paroquianos.


Os paroquianos bateram palmas de pé , dentro da própria Igreja.

Uma história  que merece uma atenta reflexão.
Tão actual e comovente !

Pobre padre Alípio !
Pobre homem !

2 comentários:

Anónimo disse...

Coitado do padre Alípio que se excedeu e parece que demais na troca de correspondência. Nem Deus lhe pôs tento nas palavras escritas nas novas tecnologias. Para mim, há pessoas que tem mais responsabilidades que outras. As meninas foram muito bem apanhadas, muito bem feito. Linda

CHIVINHA disse...

COITADO,ELE ESTAVA CEGO POR AQUILO.
MAS O IRMÃO TAMBEM É UMA PESSOA MTO HONESTA, MAIS UMA BRONCA...QUEM VAI SALVAR A FAMILIA LIMA, SÓ SE FOR A SENHORA DO CÉU.