terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

QUAL A RAZÃO ?

O Instituto  Nacional de Saúde Ricardo Jorge admite que o aumento de mortalidade no grupo etário acima dos 75 anos, registado na semana de 13 a 19 deste mês , se deve  ao frio extremo e à simultânea circulação de agentes infecciosos de gripe .

 O  Ministro  da Saúde ordenou a realização dum estudo urgente para se compreender as causas de tal surto repentino de óbitos que se verificaram na região Norte do país ,  no Centro, em Lisboa e Vale do Tejo.
No Algarve  e nas regiões autónomas não se registou nenhum excesso  de mortes para a época.
O que é estranho é que não tem sido referido aumento excepcional na corrida às urgências dos hospitais como em anos anteriores. O que se passará ? Segundo se diz há um conjunto de factores ambientais que se conjugam para proporcionar mortes súbitas em doentes idosos.
Só nos faltava esta concomitância de calamidades para nos assustar.
Mas nós não estamos nessa tal faixa etária.
Que ideia !
Acabámos de ler o poste  Envelhecimento Activo no blogue Urbano e aí é que nos situamos. Quem não tem tempo para pensar que está muito frio, que a vida é uma " chumbada ", que as coisas vão de mal a pior , não está sujeito a estes picos de mortes assustadoras.

 Quando se descobrir o que se está a passar já passou / voltou tudo à normalidade.
......................................................................

1 comentário:

Anónimo disse...

O que o ministro mão disse e não diz, é que são os mais pobres dos idosos e por falta de condições financeiras para se aquecer em casa apanham as gripes. O que ele não diz é que os nossos idosos são os que vivem com mais dificuldades da Europa e que só ganhamos para a Bulgária. Estudos? É só mais um estudo, que não vai resolver nada. Em uma situação de crise em que os mais frágeis, nunca se alimentaram bem e agora pior, estão muito mais sujeitos a apanharem mais infecções. Sem o mínimo de conhecimentos, e sem condições, morrem para vergonha de todos nós. Isto é dito por médicos, entre eles está o Dr. George. Linda