quarta-feira, 19 de maio de 2010

WOLFGANG SCHAUBLE / MINISTRO DAS FINANÇAS

Wolfgang Schauble
Ministro das Finanças alemão, reabre discussão sobre fundo de protecção do euro. Quer que as garantias de empréstimos a países mais frágeis sejam previamente aprovadas pelo parlamento alemão.
Lançou ontem a confusão entre os paises da zona euro ao reabrir a discussão sobre o mega pacote  de 750 milhões de euros aprovado na semana passada para ajudar os paises em dificuldades financeiras e evitar a propagação da crise da divida grega ao resto da eurolândia. ( Quando a decisão foi tomada ele encontrava-se hospitalizado, ainda em consequência dum grave acidente que sofreu provocado por um doente mental que o queria assassinar).
Os ministro das Finanças de Portugal e da Espanha foram obrigados a apresentar as medidas que lhes foram pedidas há 10 dias pelos parceiros europeus para reforçar a credibilidade da zona euro perante os mercados financeiros , que continuam a especular sobre o risco de falência dos paises mais vulneráveis.
Que tal?
(É considerado um dos principais mentores da linha dura de Angela Merkel face aos membros do euro
situação mais fragilizada.)
Será que a Europa pode esperar bons ventos do lado da Alemanha?
E Portugal?
Pode dormir descansado?

2 comentários:

Moi-même disse...

Desde os primórdios da UE, recuando ainda ao Tratado de Paris, que a Alemanha tem sido a cabeça deste movimento. Para o bem e para o mal a Alemanha mantem-se de pedra e cal a ditar as regras e ela nunca sairá a perder! Os "pequeninos" obedecem aos "grandes"...

Anónimo disse...

Ainda bem que estava hospitalizado,porque senão
a confusão ainda era maior.Espero que venham
bons ventos da Alemanha,mas os alemães sempr ti-veram a tentação de mandar na europa e não só.
Não tenho confiança nesta politica.Tanto lá, co-
mo cá:oque era ontem hoje já não é.Parece que está tudo caquetico. Linda