segunda-feira, 31 de maio de 2010

" A DESUNIÃO EUROPEIA"/ Francisco Sarsfield Cabral


Francisco Sarsfield Cabral  dá-nos no no Público de hoje a sua visão da actual União Europeia. Óptimo artigo de opinião "A desunião Europeia"! " O euro corre perigo. Se o euro falhar, é a Europa que falha" diz Angela Merkel, que afirma estarmos a viver na naior crise de sempre da integração europeia.
" Numa altura em que a globalização económica enfraquece os Estados , a integração europeia tem reforçado o poder de cada país membro através de uma conjugação de esforços, onde o conjunto vale mais do que a soma das partes. Será possível reconquistar a confiança dos europeus para que não se perca este projecto único de partilha de soberania?.....................................................
Sarsfield Cabral termina a sua análise reafirmando: "A integração europeia nunca esteve tão perto de se desintegrar. A esperança está em que , sentindo o perigo da desunião , os políticos europeus aproveitem a crise para mudar alguma coisa. É que , como afirmou  Durão Barroso, sem união económica não haverá união monetária que resista."
Devemos perguntar: -será que ainda há quem não perceba o que se está a passar?
Haverá solução? Os diferentes paises implicados terão forças para resistir? O projecto continuará a existir?  Há  casamentos que estão à beira do fim mas encontram forças para resistir e conseguém aguentar-se.... Talvez a Europa que já venceu tão duras batalhas, consiga ultrapassar os obstáculos que de todo o lado surgem para a fazer submergir  e  consiga avançar. Talvez. Esperemos que sim. E que os mais fortes o queiram.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se a UE não resistir nem sei o que se vai passar.Mas houve políticos que quando do seu princípio não puseram grandes esperanças.Disseram que Portugal ia perder a soberania, ninguém quis ouvir, e agora este sufoco que estamos a assistir. Nem os países grandes vão ficar bem, na fotografia. Quem foram os responsáveis por esta situação? Linda