sábado, 29 de maio de 2010

" LEI DA MORDAÇA"


Silvio Berlusconi quer limitar o uso de escutas telefónicas nas investigações telefónicas e a sua publicação na imprensa."Os cidadãos não querem um Estado polícia", referindo-se ao alegado abuso do recurso às escutas .Mas a lei (que depois da votação na Câmara dos Deputados segue para o Senado  ) não tem só que ver com as escutas, impede também os media de publicar informações sobre os inquéritos judiciais, incluindo  os de grande criminalidade, até à audiência preliminar,o que em Itália significa  um período de 3 a 10 anos , lamentam os editores e a Federação de Imprensa Italiana.
Em Itália chama-se " lei da mordaça" ao projecto que o Governo apresenta como essencial para limitar o recurso às escutas telefónicas e à sua publicação na imprensa. Silvio Berlusconni  argumenta que isso tem sido usado para desacreditar pessoas que lhe são próximas.
Num apelo publicado nos jornais , incluindo alguns  considerados próximos do Governo, a imprensa uniu-se para denunciar " o perigo que a lei  representa para uma informação completa e livre".
Escutas.. Sim?
Escutas..Não.
Lá como cá.
Em que ficamos?

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem feito para os Italianos que votaram nele.
Por aqui já se falava desse senhor dos seus
devaneios e doutros assuntos que têm e vêr com
a atitude actual,da proibição de escutas e não
só.Desacreditar pessoas que lhe são próximas? E
é só isso? Muito bem feito repito para os Italia
nos que o elegeram 2ªvez. Mas é o macho latino e isso também dá votos.O Sacrates era charmoso
agora comem do charme.Bem feito.Linda
parece que também dá votos