domingo, 30 de maio de 2010

AMAR É RESPEITAR

O controlo ainda é encarado como uma prova de amor. Ainda! !!  Há 50 anos o controlo era total:
- " Não vais...
-   Não falas...
-   Não vestes...
-   Não olhas...
Vítimas fomos do mais apertado e total controlo. Uma geração que ainda não sabia dizer não. Mas hoje? Hoje ainda é encarado como prova de amor " Como gosta, é ciumento/a". Mas, felizmente a consciencialização está a chegar.
Mudança com arte é um projecto promovido pela União  de Mulheres / Alternativas e Respostas (UMAR), com o apoio da Comissão para a Cidania e Igualdade de Género (CIG). Depois de expostos a a acção de sensibilização estudantes da 11 a 18 anos passaram a encarar as situações de modo diferente. De acordo com os dados agora divulgados , 5% das raparigas e 2% dos rapazes já foram alvo de violência física no namoro e 25% das raparigas e 24 % dos rapazes de violência psicológica.
Houve uma aprendizagem que resultou
Antes  4% entendiam como normal a agressão física com marca. Depois "2%.
A consciência de que proibir estar com um amigo/a passou de 43 para 76%. A noção de que é violência proibir vestir determinada peça de roupa passou de 38 para 67%.Quanto ao"chamar nomes " assistiu-se a um aumento de 80% para 90%.
Amar é respeitar.
As relacões de intimidade não podem ser dominadas pela violência.
O carinho, a consideração, a cumplicidade, o respeito devem estar sempre presentes.
Que bom que as coisas estejam a mudar!
Que bom!

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo com a apreciação sobre a violência.Ainda bem que está a mudar o comportamento humano.Mas, quero falar de outra coisa.Estão com complexos, que uma amiga me deixou hoje. Que eu não fazia as concordâncias na escrita,etc,etc.Não foi por mal, mas foi rude. Estou assim tão mal? Estou triste,muito triste. Linda

vanessa disse...

Estamos a aprender a ser menos possessivos e dominadores.
Como diziam os Delfins : "Ninguém é de ninguém".