terça-feira, 6 de outubro de 2009

As minhas amigas atletas ?


Esta manhã na Av. da República, perto do C.Pequeno, detive-me. E, fiquei parada enquanto elas não desapareceram do meu campo de visão. Duas jovens, gémeas, absolutamente iguais. Ambas com o cabelo castanho escuro apertado em rabo de cavalo. Blusas pretas, sem mangas. As calças de ganga. Bonitas.Entre 16 a 20 anos.  Lá iam elas,iguais como duas gotas de água,de rosto feliz, deslocando-se apressadamente. Eram dignas de se ver, na sua juventude e graciosidade.! Esperaram a meu lado,na Av. de Berna, a mudança de sinal...Verde. Passaram. Rapidamente. Não andavam a passear, como eu. Via-se que tinham um destino pré-marcado.
Porque as observei tão atentamente?   Por serem jovens, bonitas e iguais?
Sim, mas não só.
Fiquei parada a olhá-las porque ambas se deslocavam em cadeiras de rodas. As cadeiras também eram absolutamente iguais. Diferentes das que habitualmente  vimos. Tinham rodas grossas, enormes. Eram
umas cadeiras sólidas, pesadas, que não tremeram a subir o passeio e que elas manejavam com mão firme.
Tão estranho!
Fiquei a pensar e, estou convencida que acertei. Claro. Tudo indica que são atletas. Não só o seu ar desenvolto como a  solidez das suas cadeiras. Maravilha! Que encontro fantástico!
E, recordei, os jogos paraolímpicos de Pequim e a extraordinária participação dos nossos atletas.   
Como me senti  orgulhosa ao vê-los em tão diferentes modalidades! Os primeiros jogos paraolímpicos realizaram-se em 1960 em Roma e a partir daí  cada vez têm tido maior incremento. A importância deste evento vai muito para além do que se pode imaginar. Não  só pelo empenho dos participantes, pela sua alegria  de viver e  pelo orgulho que sentimos ao vê-los receber as suas medalhas.Sob o ponto de vista da competividade, o desporto para portadores de deficiência ainda tem a função de  consciencializar a população para a urgência  duma política de apoio, cada vez, mais atenta.
Com eles estão as nossas maiores esperanças.
Felicidades, minhas amigas desconhecidas.
Muitas felicidades.
Gostei de as conhecer.

1 comentário:

Moi-même disse...

Que todos os Presidentes de Câmara que sairem das próximas eleições cumpram com as medidas necessárias para tornarem o nosso país "friendly" para com todas as pessoas com características especiais.
Não falo só de acessibildades, falo de uma política de cidadania que promova o desporto, o apoio social, o respeito dos demais.
O seu apontameno , Constança, mostra bem como podem ser felizes as pessoas independentemente das suas características físicas, se devidamente enquadradas e motivadas.
Gostei imenso de ler!:)