quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Turismo sociológico. UM CAMINHO?



Li, numa das últímas revistas Sábado que, em Utreque, na Holanda,vai ser tentada uma nova experiência. Insólita, penso eu, mas que me fêz reflectir. Ei-la:  Um pequeno número de Sem-Abrigo irá mostrar aos túristas locais recônditos onde dorme, onde consome drogas e partilha as suas experiências. As visitas irão custar 5 E. e durarão 75 m.
E, se essa experiência fosse tentada entre nós?
À partida,é-nos difícil conceber a actuação dos nossos Sem Abrigo a fazer de cicerónes....Mostrar  o Terreiro do Paço, Martim Moniz,Intendente... Bizarro!!!   Mas será que há grandes diferenças entre os nossos "marginais" e os holandeses?  Pelo que tenho visto, não. A mesma apresentação.  O mesmo olhar indiferente...
Reparei melhor na notícia e então compreendi. Será a Altrecht, uma organização de saúde mental,a organizar as visitas. E, apláudo a ideia.  Para a missão serão apoiados  e esta iniciativa funcionará como uma terapia. E, talvez  esta incumbência funcione como catarse  e,eles expurgando os seus males se  consigam situar...É-de  pensar.
Será um caminho?

2 comentários:

Carlos Moura-Carvalho disse...

Óptimo post. Experiência interessantíssima do ponto de vista sociológico que podia ser seguida por cá. Humana, estimulante, válida, moderna. A verdadeira concretização de uma sólida e consistente política social.
E...excelente fotografia.

Moi-même disse...

Também li e achei muito interessante. Acho, no entanto, que até para experiências insólitas tem de haver uma cultura própria e todo um trabalho de anos, de gerações, preparando mentalidades para a diferença e para o respeito pelos valores. Se iniciássemos uma experiência idêntica corríamos o risco de aumentar o já caudaloso rio dos sem abrigo ( que o são por variadíssimas razões, mas muitas delas é apenas porque é "cool" é "fashion", é mais fácil e desresponsabilizante). Antes de chegar a idêntica experiência, há quase tudo por fazer. Dava para um belo programa eleitoral!!! :):):)