quarta-feira, 7 de outubro de 2009

As figueiras na costa vicentina


No  Algarve as figueiras são lindas! Algumas enormes,com braços longos que parecem partir para longe. E, os figos? Maravilhosos! Como são atraentes estas figueiras ! Não tão espectaculares como as suas amigas amendoeiras que, quando estão em flor são inigualáveis. Mas  são magestosas e ocupam com segurança,o seu lugar. Há séculos que aí estão.
Mas, á medida que nos aproximamos de Sagres  elas mudam. Tornam-se  baixas, pequenas ,atarracadas..Nada que se compare com as outras.  Porquê? Qual a razão de tão grande mudança? São os ventos que sopram do cabo que as atrofiam. Impedem o seu desenvolvimento. Coitadas. Como a paisagem fica triste! Tão enfraquecidas e inuteís. Nem dão fruto.
Engano! O seu papel é importante e desempenham-no na perfeição, pois protegem os terrenos das intemperes que vêm do mar. Têm que estar ali é esse o seu lugar.
A natureza sabe o que faz.
Lembrei-me delas quando a vi e ela me contou a sua história. Vinha a sais do supermercado no Colombo. Carregava 4 sacos. Dois em cada mão. Diziam Continente. Andava à minha frente. As costas praticamente paralelas ao chão. Pensei. Como pode ir tão carregada? Se a ajudasse?
O nosso destino  era o mesmo -o Metro. Antes de começar a descer sentou-se a descansar. Continuei. Não tive coragem de a abordar. Mas, via-a bem. Era de idade muito avançada mas apresentava-se bastante cuidada. Cabelo branco muito bem cortado. Brincos. Levemente  pintada. Saltos rasos mas sem
meias. Embora o tempo esteja quente estranhei... Tudo no seu aspecto estava certo. Trnsmitia calma.
Continuei o meu caminho e sentei-me á espera do Metro. Ei-la que chega e,vem sentar-se a meu lado.Óptimo! É altura de falarmos como eu tanto  desejava...
-Via-a, pensei ajudá-la, mas tive receio de  ser inoportuna...Vem tão carregada...Não está cansada?
-Cansada? Não. Estou optima! Tenho 86 anos mas, estou bem. Sabe, hoje tive  de fazer mais compras  do que faço habitualmente... Amanhã vou dar um passeio. Por dois dias. Com os amigos da minha junta de  freguesia - Nossa Senhora de Fátima-. Vou sempre . Gosto muito! Sou viúva há muito tempo.  Mais de 40 anos...Vivo com o meu filho. Coitado! É deficiente. Esquisófrenico. Já tem 50 anos...Nunca esteve internado...Toma sempre os remédios. Ele sabe. É  muito arrumadinho. Só se "passa" quando vêm as crises... Então é  díficil!!  Mas ele vai ficar bem ... São só 2 dias....Ele vai aguentar-se...
O  Metro chega. Entrámos mas já não ficámos juntas.   Continuei a olhá-la até ela  sair...Pequena. Tão curvada! Tão curvada ...Carregando  os seus sacos e a sua vida....Lá foi ela...... Desapareceu dos meus olhos mas não da minha memória.
Então recordei as figueiras da minha infância e, em como as achava tristes.
Oh! Será óptimo que esta amiga na sua excursão  de dois dias sinta o sabor da liberdade.

2 comentários:

Moi-même disse...

É mesmo, as figueiras na sua fraqueza/força simbolizam o papel de muitas mulheres.
Levar-nos-ia longe esta divagação...
Belíssimo!

vanessa disse...

Parabéns pela ideia do blog e por este texto, muito tocante. Poderia ser o início de um belo romance.Quem sabe?!