quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A minha amiga Adelaide







Conheço-a há mais de cinco anos. Fazemos juntas aulas de Pilates e Yoga, no Holmes Place. Sempre apressada, bem disposta, simpática. No ano passado, começou a falar na Reforma.
Já? Mas... que idade tem?

-"62, mas parece que vou mesmo... Eles querem e eu aceito. Andava preocupada. Marido "problemático". Filha "idem", "idem"... "

E, ela... Que fazer? Depois... Como ocupar o tempo? ...Sempre trabalhara... No Ministério da Saúde, claro.
Adelaide entrou mesmo na Reforma.  Triste, emagreceu.  Viajou com a filha, mas....

- "Feitios tão diferentes... Não dá... Não dá mesmo...Com o meu marido nem pensar... Cada vez pior... Come uma maçã... Amanhã vou ao apartamento da minha filha. Se ela não estiver arrumo tudo. Vive sózinha. Tudo desarrumado. Um caos! Um caos! Que vida!"

Passaram dois  meses e nada da Adelaide.
Como estará a nossa Amiga?  Não mais apareceu... Coitada! Que vida!
Eis que hoje apareceu. Linda. Com 4 quilos a mais
Todos ficámos felizes. Que bom vê-la, Adelaide! Está optima! Que aconteceu?

- "Já me orientei.  Tenho o tempo ocupado. Estou bem. Muito bem!"

Como conseguiu? Como?
- "Primeiro fui ao Instituto de Oncologia. Para ajudar ...as crianças! É tão importante...! fiquei em lista de espera. Fui à ex Mitra... para auxílio aos velhinhos... Não consegui logo. Informei-me, informei-me... e
arranjei. Trabalho na liga dos Amigos dos Hospitais. Agora estou no Pulido Valente. Precisam tanto!
Entro às 11. Distribuo os jornais. Mais tarde dou-lhes o almoço. Como com os bébés! Coitados! Estão tão mal! Alí estão todos muito mal! Mas, eu converso com eles... Animo-os. Saio às 3 porque, como sabem, moro fora. Há senhoras que saem às 7... Ontem morreram dois. Coitados! Precisam tanto!
Mas, agora venho sempre ao Yoga. Saio a tempo. Às 11 h já lá estarei. Sem falta. Sem falta."

Adelaide encontrou o seu caminho.
Querida Adelaide!

1 comentário:

Moi-même disse...

É este o sentido da vida!
Ser útil a nós próprios, sendo útil a alguém.
Tenho projectos nesse e noutros campos. Quando estiver liberta da minha profissão (da qual gosto muito)gostaria de ter saúde física e psíquica para preencher o meu mundo, dividindo a minha vida pelo apoio aos netos, e demais família e amigos, sempre que precisem, Banco Alimentar, Serviço de Voluntariado do Hospital de Sta. Maria (que tanto me ajudou, quando precisei), tempinho para mim - visitar os museus q ainda não conheço, as igrejas de que só conheço a fachada, bairros típicos de Lisboa onde não se vai por isto e por aquilo...passeios a pé, enfim...não sei se tenho tempo para gastar tanto tempo...