quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aulas de História

Há muitos anos, dei aulas de História. Foi o meu primeiro trabalho.  Tinha casado havia 20 dias quando comecei a leccionar. E, gostei. Gostei muito.Não só de conviver com os alunos como de os ajudar a compreender  História. Já mais de uma vez me têm dito : - Não a esqueço. E, foi graças a si  que me licenciei em História. Ainda há poucos dias isso se verificou no Corte Inglês.
A Maria João Avilez, tão conhecida por vós, pertence, justamente ao grupo a que me refiro.
Mas, se agora recordo esse tempo é porque eu diria aos meus alunos :
- Vejam com toda a atenção o que se está a passar no Egipto. São momentos históricos. Verdadeiramente Históricos. Não deixem de ver os noticiários. Sigam os acontecimentos com a maior atenção pois os momentos que estão a viver são únicos.
Depois, falaria da Civilização Egípcia e dos seus tempos grandiosos e estabeleceria um paralelo com os tempos actuais. Uma aula viva, calorosa que os levaria a aprender, com prazer, a lição que a toda a hora nos é dada .
E , estabeleceria igualmente  um paralelo do que se está a passar com a nossa Revolução do 25 de Abril, pois as semelhanças são flagrantes. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos lá haver se será como o nosso 25 DE ABRIL? Pois esta manifestação a favor do governo, é uma manifestação orquestrada, se fosse espontânea quanto a mim tinha sido quase logo. Cheira-me a coisa preparada. Entraram com violência, não foram com as mesmas armas da que se estavam a realizar. Os interesses são muitos e os parvos e analfabetos ainda mais. Toda a gente se lembra o que se passava em Portugal, com as manifestações antes do 25 de ABRIL. Até eu estive numa, (era bem pequena)porque as minhas tias não ouviam o meu pai. Ele nesse dia sentou-me nos joelhos e explicou como podia o quem era Salazar. Pena foi, que nem todos tivessem um pai como o meu. Linda