quarta-feira, 17 de julho de 2019

QUERO SER SENHORA !

No domingo , no Super mercado do Corte Inglês, aconteceu um episódio , para mim , muito significativo .
Significativo ?
De quê ?

Vão ver :
Após ter feito as minhas compras habituais ( 3/ 4 artigos -Queijo / pão / Fruta ) 
Avancei , ( apoiada como sempre na minha bengala ) 
Para pagamento na caixa .
Esperando a sua vez, estavam dois rapazes e uma  jovem falando alegremente num dialeto que me é grato .
ITALIANOS !
Deram-me imediatamente a sua vez na fila 

"Senhora , por favor ."

Claro que a Senhora aproveitou , depois de agradecer, para meter conversa :

Vou há mais de 20 anos passar as férias de verão a Itália .
Onde ?
Riccionne !
Maravilha !
Aconselhamos a Senhora a visitar .......( indicaram várias cidades ...)
A senhora vai gostar :
Belissimo !
Hotel Atlantic ?
Muito bom !

Bem !
Tivemos uma conversa deliciosa durante a qual eles devem ter dito SENHORA umas dez vezes .

Então ?
Onde quero chegar ?

Cá em Portugal deixou de se empregar esse termo .

Quer ?
Diga ..
Bom dia !
Adeus !

SENHORA ?
ATUALMENTE NÃO SE DIZ
É PALAVRA FEIA !


Ora se há termo que eu adore é esse .
GOSTO DE SER SENHORA !
QUERO QUE ME TRATEM POR SENHORA .
QUERO !

Então o que faço ?
Emendo !

- O que quer hoje  para o pequeno almoço ?

Por favor 
Diga:

- O que deseja a Senhora para o pequeno almoço?.
Acredite que é muito mais bonito .

Penso que devia haver em todos os estabelecimentos onde há  contacto  com o público cursos de formação pois , tristemente , a boa educação desapareceu de Portugal.

Além disso , gramaticalmente 

TODAS AS FRASES DEVEM TER SUJEITO E ATÉ VOCATIVO .

Até aos netos eu emendo :

- Avó , a avó quer um beijo ?

QUER UM BEIJO ?
QUEM ?

Tão feio !

Sem comentários: