quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

UMA VERDADE SABER POUPAR


Acabo de ler  este pensamento de Henry Ford e pensei na sua oportunidade
A verdade é que , felizmente , fui educada por uma mãe que me incutiu o culto da poupança  .
Embora pertencesse a uma família abastada sempre referia a necessidade de se pensar no futuro 
Fui educada dentro dos parâmetros ( hoje ultrapassados ).de nunca se viver acima das nossas possibilidades .
Em criança já ía ao Monte Pio e à CGD fazer pequenos depósitos nas minhas cadernetas .
E
Um dos hábitos que se cultivava na nossa família era a dos porquinhos mealheiro.


Todos os tínhamos .
Filhos . Netos .
 O Montepio tinha-os lindos em cinzento .

Assim como a minha mãe me incutiu o gosto por poupar assim o fiz com os meus filhos que são extremamente coerentes nos seus gastos .
Felizmente !
Se
Cultivarmos esse hábito ele fará parte da nossa filosofia de vida e conseguiremos realizar sonhos á primeira vista impossíveis .

Sei que neste momento há quem diga :
- Como se pode poupar quando o que ganhamos não chega para o essencial ?
Claro que ha casos e casos .
Estou a pensar naquele provérbio velhinho
"Só se deve estender os pés à medida do lençol "
Quantos que conhecemos não vivem acima das suas possibilidades .?
Penso que estamos num patamar em que só beneficiaremos cultivndo esse ultrapassado hábito .

Eu cultivo-o  e dou-me bem
Vir passar as férias de inverno ao Brasil não é de modo nenhum algo só possível a alguns privilegiados .
Se começassem já a poupar ? 

Sem comentários: