quinta-feira, 3 de novembro de 2016

"TRISTEZA DURARÀ SEMPRE "

O FIM DO MISTÉRIO DA ORELHA DE VAN GOGH 

Vamos tentar explicá-lo ...
Tanto se tem falado que , talvez , agora se consiga perceber o que , na realidade aconteceu ...

Lemos no El Pais ou no El Mundo , no suplemento Cultural e, como este é um dos pintores que com os seus Girassóis iluminam o nosso mundo , vamos tentar transmitir o que aconteceu... Se é que foi assim ,... 






O pintor  holandês  Vincent Van Gogh suicidou-se com um tiro de revolver no peito em Julho de 1890 . Tinha somente 37 anos quando terminou  uma vida de loucura , miséria e fracassos .
Paradigma do génio incompreendido só conseguiu vender uma obra das 2100 que produziu e hoje valem uma fortuna .
Em 1990 em Nova Iorque , um magnate japonês pagou 82,5 milhões de dólares por um dos retratos do Dr  Gachet que foi , na altura considerado o quadro mais caro da história.

Van Gogh é o protagonista de um dos episódios mais célebres da história da arte e  também  mais dramáticos : a sua automutilação na noite de 23 de Dezembro de 1888 , quando com uma navalha de barba cortou a sua orelha esquerda . Encontrava-se na sua pequena casa amarela em Arles , na Provença . A horrível noite terminou com o artista oferecendo a sua orelha a uma prostituta num bordel que costumava frequentar .
A seguir , o artista caiu inconsciente . .
Perguntas
O que levou o pintor a um acto tão desesperado ?
Sempre se disse que a causa foi o intenso desgosto ocasionado com a ruptura de relacionamento com o seu grande amigo Paul Gaugin .

(Há quem diga que a orelha mais famosa da história foi cortada por Gaugin ..Um crime , portanto )

O historiador  Martin Bailay  sustenta que o que desencadeou a mutilação foi a notícia que o seu irmão Theo ( seu confidente e patrocinador ) se ia casar . Que conhecera uma jovem holandesa , Johanna  Bonjer e que em poucos dias se tinham apaixonado . 
Vincent acha que ficará mais só e   sem   a  proteção de  Theo que era marchand de arte e lhe permitia dedicar-se à pintura .

Essa carta que parece ser fundamental perdeu-se
Mas, o historiador  Bailey analisou todos os documentos da família que se encontram noMuseu Van Gogh e considera que tem bases para sustentar a sua tese.
Alude a uma carta de Theo a sua mãe , solicitando-lhe a benção para o seu matrimónio e onde alude que também contara já a boa nova a Vincentt .
Sabe-se que o pintor sofria de grave doença mental: Esquizofrenia
Em frente do espelho que lhe serviu para os seus auto retratos  cortou a orelha seguindo em seguida para o bordel na rua Bout que frequentava con  Gaugin .
Ali entrega -a  , envolta num papel cheio de sangue,  a  Rachel  , caindo em seguida em total inconsciência .
- Quem era Raquel e  o  que foi , na verdade , que provocou o seu procedimento desvairado '
Após inúmeras pesquisas descobriu-se que Rachel era na verdade Gabriela , Gaby uma empregada de limpeza que um ano antes tinha sido mordida por um cão raivoso . A ferida foi tratada com um ferro em brasa o que originou uma espantosa cicatriz .
"Van Gogh pretendeu dar a sua carne a quem tanto sofrera ...."
Esta tese confirma-se pois nessa altura o pintor estava dominado pela religião .
No seu delírio  pedia que a sua carne tivesse a finalidade de encher o buraco originado pela mordedura do cão raivoso .
Uma história terrível que também teve um fim dramático . Theo  Van Gogh casou com Jo  Bonger e tiveram um filho  Morreu seis meses depois do suicídio  de Vincent  , com a mente perturbada em consequência da sifilis .


 No artigo referenciado ainda se refere que

"La noche que conoció su cunada y su vida cambió."

Não percebemos o alcance desta afirmação ...Mas a partir desse encontro a figura humana desvaneceu-se nos seus quadros e a sua solidão ainda parece mais dramática .
UM AMOR IMPOSSÍVEL ?



" Eu carrego a minha vida no meu trabalho "

SOLIDÃO !   

O seu irmão Theo ouvirá a última frase do pintor moribundo:

" A TRISTEZA DURARÁ SEMPRE "


AGORA QUE CHEGAMOS AO FIM DO ARTIGO  QUE ANALISA A TRAGÉDIA  DA AUTO MUTILAÇÃO DE VAN GOGH  O QUE RETIVEMOS ?

QUE O PINTOR NÃO CONSEGUIA SUPORTAR O VAZIO DA SUA EXISTÊNCIA . QUE A SUA FRUSTRAÇÃO ERA TOTAL . A SUA ARTE  IMENSA . A SUA LOUCURA AVASSALADORA .
O QUE LHE RESTAVA ?

A MORTE COMO ÚNICA SAÍDA 

Pobre VAN GOGH !
Tão ignorado no passado .
 Tão idolatrado no presente ...



COMO TANTOS OUTROS ...
TANTOS .....

1 comentário:

Anónimo disse...

Vá-se lá saber a certeza desse acto? Para mim, e quem sou eu, foi um acto de loucura e solidão Pobre Van Gogh incompreendido na doença e na beleza que pintou. Hoje a doença tinha tratamento. Agora se o compreendiam como pintor isso já tenho duvida, as pessoas agora gostam de riscos e sarrabicos. linda