sexta-feira, 11 de novembro de 2016

ENVELHECER ACONTECE

Envelhecer é inevitável .
Queiramos ou não os sinais acabam sempre por aparecer .

Estivemos a ver , vários recortes de jornais que traziam artigos que nos motivavam para as nossas reflexões e verificamos os muitos que se referiam a este problema .
Tanto portugueses como espanhóis :

Portugal mais velho e divorciado
Somos menos e mais velhos 
Espanha un país envejecido y pleno de hogares solitarios .....

E por aí adiante .

Vive-se mais
Somos mais
Sofremos de solidão
Temos mais saúde
Mas
Enfrentamos outros problemas .

É assim

Pela nossa parte , a idade que temos é aceite sem problemas . Não nos pesa e consideramos que temos aquilo que agora está na moda dizer:
Qualidade de vida .

Ninguém nos dá a idade que temos e , na verdade , praticamente não damos por ela .

Porém
Ela existe e , marota e irritante , resolveu manifestar-se .

Estamos sempre a referir o que fazemos para não enferrujar .As caminhadas . Pilates. Yoga . Sol . Mar .Vitaminas .....
Mas
Vimos um pequeno quadro numa das revistas que aqui temos e pensamos que afinal não estávamos tão jovens como julgávamos

ASPETOS FÍSICOS DO ENVELHECIMENTO

- Problemas visuais    - já há mais de 20 anos que se começaram a manifestar . Tenho  dificuldade em ver ao perto e , ao longe , embora veja bem , tenho sensibilidade à claridade .
 Porém há algo que nos alegrou .
 Desde que começamos a usar óculos a graduação é sempre a mesma .

Reflexos lentos - Noto que tenho . Sobretudo quando tento encontrar algo na mochila . Encontro dificuldade . No aspecto intelectual não ( agradeço aos Reencontros )

Aumento da tendência à vertigem - Felizmente não se manifestou.

Redução do olfato - Também não .A sensibilidade aos perfumes habituais não desapareceu .Pelo contrario . (Já estou a pensar nos que irei pedir no aniversário que se aproxima)

Diminuição da agilidade e do equilíbrio  - agilidade ainda é normal . Agora equilíbrio  sempre foi difícil e agora está pior . Tenciono voltar a ter em breve personal treinar ( a querida e maravilhosa Carla ) que faz milagres .

- Redução da força muscular - Aqui está algo de perturbador . Nunca tive a força muscular suficiente. A minha mãe dizia que a causa era nunca a ter usado( atrofiou ) pois sempre tive quem fizesse tudo por mim . 
Os meus filhos eram bébés pesados e eu não conseguia pegar-lhes ao colo . 
E a muita ginástica que tenho feito nos últimos 30 anos não desenvolveu essa força .
Agora ?
Fica assim 

Alteração da postura e marcha 
.
A postura está muito boa .
Direita . Direitinha . Impecável 
Quanto à marcha nunca é em linha direita .Sempre aos zigue zagues . Falta de equilíbrio na marcha . Também se trata .

AGORA
EM RELAÇÃO  À AGILIDADE 
A ALGO QUE ME DÁUM PRAZER ENORME :
CONTINUO A TOMAR BANHOS DE IMERSÃO ( com espuma ...tão bom! )E NÃO TENHO PROBLEMAS EM SAIR DA BANHEIRA ( todas as amigas /os da nossa idade já passaram para o chuveiro )
  


.
Este é dos tais prazeres que tenciono preservar .....

Atenção
Há muitos sinais de envelhecimento . Mas estes que hoje vos deixamos são , realmente , aqueles que mais denotam que a idade não perdoa .
E é que não perdoa mesmo .
Teimosa . Obstinada . Má
Arranja sempre forma de se manifestar .

Sem comentários: