quarta-feira, 23 de novembro de 2016

PREVENIR ? AH ! AH !

Acabo de recordar duas histórias a este propósito 

BEM ELUCIDATIVAS 
E
DIVERTIDAS (!!!)

A PRIMEIRA 

Passou-se há 50 anos 
.
Tinha regressado de África ( guerra colonial ) ,desejava ter filhos  e queria saber se estava em boas condições de saúde .Sentia-me muito bem mas nunca se sabe ...não é ?
Marquei consulta no SAMS e no dia marcado lá fui eu .~
EU ? 
Naquele tempo era impensável ir sózinha ao médico . A presença do marido impunha-se

Os problemas começaram logo aí :

-Que  disparate !
 Médico...para quê ?
Estás ótima !


- Acabo de chegar de África . Quero engravidar . Pretendo saber se estou em condições ...bla bla bla ...
-Que eu veja a Senhora está ótima ... Tem algum problema ? Alguma doença hereditária ..?
-Que eu saiba não ..Mas na minha família há  muitos  casos de diabetes ...

-  Mas a Senhora não tem , pois não ?

"- Não tem nada !
 A minha mulher tem uma saúde fantástica !"

Risos de ambos :

- Então é preferível esperar a doença e depois logo se vê ...
PASSE BEM !

"- Chegou para ti !
Esta de vires ao médico sem estares doente ....só tu !!!"

Fixei o nome do médico :
Valentim de Carvalho .

A partir desse dia passei a ir sozinha ao médico .
SEMPRE SÓ !


A SEGUNDA 

Passou-se na Igreja de São Domingos , em Lisboa .Há , talvez 18 anos .
Uma sobrinha nossa, já adulta  desejava batizar-se Eu seria a madrinha e  tínhamos  escolhido o prior daquela freguesia para celebrar a cerimonia .
Tratava-se de um padre evoluído que dispensava burocracias pois sabíamos que ,na maior parte das Igrejas, a situação era complicada .
Antes da cerimonia 
Conversávamos enquanto uma idosa nos rodeava :
- Sr Prior . Quero confessar-me .
- Agora , não posso ,minha Senhora .
E ela 
Sr prior tem que ser hoje .
Demora muito tempo ?
- Demoro sim minha Senhora .
Vou realizar um batizado .
- Mas a seguir confessa-me ?
Talvez daqui a meia hora ?
Será muito tarde ?.

Foi quando o nosso amigo Prior , cansado de ouvir a penitente implorar confissão, explodiu :
- Òh , minha Senhora .
Vá pecar e depois venha ter comigo .

DUAS RECORDAÇÕES QUE APONTAM PARA ÉPOCAS DISTANTES ....
Os anos passaram . Hoje , felizmente , já é usual e não causa espanto ir ao médico antes de adoecer .
Quanto a pecar .....
Depois confessar ....
Continua a ser algo que me faz pensar .....

Sem comentários: