quinta-feira, 10 de novembro de 2016

FRASES SÁBIAS






A minha manhã hoje foi muito agradável.
Tranquila
Produtiva

Uma manhã que , sem receio de exagerar ,considero feliz .
A aula de yoga foi excepcional . Tudo trabalhou : articulações , músculos , tendões .... Senti que estava a esticar , a alongar ,  a viver .

À saída , troquei algumas frases com um amigo , frases breves , mas sábias.
Guardei-as e vou passar a transmiti-las .
Irão verificar a profundidade do seu conteúdo .

Que tipo de amigo ?

Alguém que possui uma vasta cultura
Aliada a uma experiência de vida exigente que lhe proporcionou um saber teórico e prático absolutamente invulgar .

Debate-se com uma situação grave  que merece a nossa simpatia e cuidado .
Á pergunta  :
- Então , já conseguiu resolver o problema?
 Respondeu .

- Não . E não vou resolver .
 Sabe porquê ?
Porque não entro em guerras que , sei , á partida, que não vou ganhar .
Primeiro 
Penso
Analiso a situação.
 Se há possibilidades de ganhar 
Avanço .
Caso não haja 
Desisto .
NÃO COMEÇO UMA GUERRA QUE SEI QUE VOU PERDER 

Não imaginam, meus amigos , como considero esta frase excepcional . 
Conheço-o há muitos anos e sei que se trata de alguém que, na verdade , por princípio, não perde guerras .

Mas
A frase correu rapidamente na minha direção , entrou e ficou .
 Guardei-a.
Aqui está

- Quantas guerras comecei , sabendo de antemão que as iria perder ?

TANTAS...
TANTAS ! 

O meu passado está cheio de guerras perdidas .

Agora 
Sei 
Que nunca as devia ter começado .
Que tinha obrigação de saber que as iria perder 
Que 
Os danos ficariam para sempre ...

Ficaram

Quando , agora ( que já passou tanto tempo )me perguntam :
- O que tem ?
Está  triste ?

SÃO OS DESTROÇOS DESSAS GUERRAS A MANIFESTAR A SUA PRESENÇA .
PORQUE
A VERDADE
É QUE ELES VÃO FICAR  PARA SEMPRE.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem razão o seu amigo, nunca tinha pensado nesses termos, mas pensando em mim, quando as situações que se me apresentavam, pedia explicação, pedia a verdade. As pessoas esgueiram-se, isso nunca me agradou, então tomava a iniciativa. qualquer ligação fosse ela qual fosse. Sapinhos, vá, mas, não mais do que isso. Linda