segunda-feira, 28 de novembro de 2016

PASSADO / PRESENTE


Estávamos no Carnaval e havia baile de máscaras no Grémio , o  nosso Club
. Estava combinado que sairíamos de casa um pouco depois das nove .
  A minha mãe ia mascarada de dama Antiga .Eu de cigana rica .O meu pai de dominó 
  " Domingos , por favor não te irrites mas acabo de estragar as unhas ... Já tirei o verniz e agora vou       pintá-las ... Vamos demorar um pouco "...( As unhas era o pretexto recorrente ...)Talvez por isso eu detesto arranjá-las....

Passou uma hora .
Passou outra hora .

A" menina " desapareceu .
Que idade teria ?
Não mais de 5 anos .

- Meu Deus que horror !
  Filha , endoideceste ?
  O  que te deu para estares nesse estado ?

Nas casas antigas cozinhava-se a carvão . E havia um depósito onde as sacas que chegavam despejavam o seu conteúdo que ali ficava á espera de ser usado .

Pois foi nesse depósito cheio de carvão que a menina se foi sujar .
Totalmente !
Da cabeça aos pés !
Vestido. Cabelos . Rosto .
Toda ela !
 Calada .
Séria .

A mãe exclamou :
- Já não podes ir de cigana .
 Tomásia ( a empregada salvadora das situações ) Dê  banho à menina . O cabelo também . E vista-a de organdi... o vestido cor de rosa ...
Que maluquice ...Nem parece dela ... porquê ?
O que te deu , filha ?

O pai riu  :
- Como estás linda  !
 E ria
Ria sem parar !
Devias tirar uma fotografia assim .
Como estás.
Uma recordação
Para sempre .

Não foi necessária fotografia .
A recordação está
E movimenta-se .
Empurra decisões .



As janelas da nossa casa , as três , já têm as suas flores natalícias.
Ainda não estamos em Dezembro ..
Ainda não ..


Na  porta de entrada a coroa (que há muitos anos trouxemos de Londres )  diz -nos que se pode entrar
Que lá dentro há calor .
Presépio .
Arvore de Natal
Que tudo está em ordem para receber  quem amamos ..




O filho Carlos, que vai amanhã em serviço a Bruxelas, acaba de chegar para se despedir .
- Mãe !
 Como a casa está linda !
 E tão quente !
 Tudo pronto para o Natal !
                                                 POIS É
                                                 EU SOU ASSIM!  

POIS ÉS, MÃE!
FOSTE SEMPRE !
Assim é que és feliz 


AQUI CHEGA FREUD

A minha maneira de me sentir feliz é fazer tudo com tempo. Calma . Sem pressas .


Motivação ?

FAZER O QUE QUERO E GOSTO
VIVER DE ACORDO COM A MINHA PERSONALIDADE .
SER EU SEMPRE EU 
RECORDAR PARA ESQUECER 


Respeitar o mundo dos outros mas não abdicar  do meu mundo

E PEDIR 
DESEJAR 
EXIGIR 
QUE O MEU MUNDO SEJA RESPEITADO 

SABEM QUE , É RARO , QUE ESSE RESPEITO EXISTA ?
INFELIZMENTE 
TODOS  EXIGEM RESPEITO 
MAS NÃO O CULTIVAM EM RELAÇÃO AOS OUTROS .

Sem comentários: