quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VARSÓVIA



A 1 de Setembro , Hitler invadiu a Polónia.
A 27 de Setembro rendeu-se às forças alemãs após dias de sangrenta resistência .

Actualmente quem ouve falar da Polónia ?
Apenas o dono do Pingo Doce refere este povo como um exemplo de coragem, dignidade e desejo de cumprir.
Se há quem conhece o sofrimento é a Polónia.
Através da sua história , quantas vezes foi invadida e humilhada?


Só de ver estas imagens o nosso coração deixa de bater.
A Polónia !
Uma nação mártir que conhece como poucas o sofrimento!
Hoje , estamos no passado porque o nosso presente justifica esse retorno. Pedindo desculpa pelas nossas palavras queremos dizer :
A Europa está doente.
Mal.
Mas , nela há povos que trabalham e vivem sem deles se ouvir falar 
Por exemplo:
A Polónia. 
E não só . 
Apenas vimos a agonia de 3 ou 4.
Qual a justificação ?
- A periferia ?
- Desde quando a Espanha foi considerada periférica?
- Lembram-se de Carlos V ?

A Europa , vai encontrar o seu caminho.
Estamos crentes que vai.
E , nós estamos a pensar muito seriamente em ir até Varsóvia logo que seja possível.
Este é um desejo que temos desde a nossa juventude , quando ouvíamos a Polonaise de Chopin e nos arrebatávamos com o grito de liberdade que ela nos transmitia.

 
   

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim, os alemães deixaram-me como se costuma a dizer um trauma. Ouvi muitas conversa que por mais que me escondessem´eu ai para o quarto e ficava atrás da porta e curiosa não me escapava nada. Só me fez bem e sempre os meus olhos e ouvidos estiveram alerta para a injustiça. Nasci em 1936, mas a guerra durou, e lembro-me da falta de alimentos e dizia-se que os alimentos iam para a Alemanha. Enfim é uma triste historia com muitas tristes histórias. Não foram só os Polacos, foram mais de 20milhões de russos, 6 milhões de judeus e parece que perto de trinta milhões de europeus. Se eu estiver enganada, alguém que me corrija. A guerra acabou em 1945, a partir dos 6 anos a criança só não ouve se família for surda e cega aos problemas que se passam no mundo. Tenho muita pena de ter a imagem dos SSs. E há uma coisa que lhes está no genes, é o querer governar a Europa porque o mundo, neste momento é muito mais difícil. Linda