quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SALAZAR E A " REVOLUÇÃO NACIONAL "

" No Verão de 1932 , a República Portuguesa teve novamente um chefe de Governo civil : António de Oliveira Salazar . Era um jovem professor da Universidade de Coimbra , ministro das Finanças desde 1928.Com Salazar , ia começar o "Estado Novo ", " nacionalista , " autoritário " e " corporativo ": um regime assente numa chefia pessoal do Estado , no monopólio da actividade política legal por uma organização cívica de apoio ao Governo  e na articulação do Estado com associações socio -profissionais e locais , as quais se esperava que viessem a estruturar toda a sociedade ."

" A ascensão de Salazar  ( 1926 -1932 )
Filho de uma família de agricultores de Santa Comba Dão foi o primeiro chefe de Governo , desde 1834 , que não estava identificado com as correntes de opinião liberais ou republicanas .Era um antigo seminarista e um militante do Centro Católico Português . Embora leigo , levava uma vida doméstica típica de um sacerdote - solteiro, partilhando a casa em Coimbra com padres.
Ministro das Finanças pela primeira vez a 3 de Junho de 1926, só esteve no cargo 2 semanas. Voltou passados quase dois anos a 27 de Abril de 1928 , um mês após a eleição do general Carmona como Presidente da República. Reconheceram-lhe então o direito de veto sobre todos os aumentos de despesa

" Salazar era tratado como um técnico , que vinha consertar a máquina  e não como político. Nada o favoreceu  tanto como ser subestimado."
" Não era uma figura imponente. Aos 39 anos era muito magro , com ar encrispado e com uma voz débil
e ligeiramente ciciante. Nunca perdeu o sotaque beirão."

" Contou com a hierarquia da Igreja , que seria chefiada desde 1930 por um seu amigo íntimo , o cardeal Cerejeira
Sem Carmona e a Igreja , Salazar nunca teria chegado onde chegou , mas a sua ascensão não foi uma mera questão de patrocínios institucionais . Dependeu da sua habilidade para jogar um xadrês político muito rebuscado "
" Triunfo de Salazar é geralmente associado ao saneamento financeiro e à coordenação de interesses sociais e económicos perante a crise mundial de 1929 -1931 . Mas a grande questão que se colocava à Ditadura Militar não era apenas socio-económica ou financeira - as  finanças foram saneadas rapidamente  , até porque os governos republicanos já tinham feito muito do trabalho e a crise não afectou Portugal como outros países europeus - mas também política. "
Vale a pena consultar o 7º volume da História que temos estado a citar pois há semelhanças muito interessantes com a nossa actualidade .
Verão como a História se repete e como no meio da confusão em que mergulhamos pode ser possível o nascimento dum novo Salazar.
Viver habitualmente 
Salazar , num discurso de 21e Outubro de 1929 , definiria a sua orientação como a de um "nacionalismo sólido, prudente , conciliador ". Ia assentar o Estado  num sentimento profundo da realidade objectiva da nação portuguesa , em toda a extensão territorial da sua Metrópole  , das suas ilhas e  das suas colónias , em todo o conjunto da sua população -  uma realidade histórica e social .
A missão do líder era reconciliar os portugueses com essa realidade e ao mesmo tempo ajudá-los a adoptar modos de vida sustentáveis."
Bem
Temos que ficar por aqui mas o que se segue é apaixonante.
Em 1929 ainda não tínhamos nascido.
A 11 de Dezembro chegámos a este mundo onde Salazar era venerado praticamente como um santo.
Homem lindo que nem mulher tinha !
Um exemplo !

Das melhores qualidades que é possível imaginar
Quem duvidava ?
Nascemos ouvindo essa melodia.
Crescemos e foi já na Faculdade de Letras que começámos a pensar.
Descartes e o cogito .
E foi o General Delgado com o seu obviamente demito-o que nos ajudou a completar o nosso raciocínio.
Passaram anos.
Tanta água correu debaixo das nossas pontes e agora olhando para trás , compreendemos o que se está a viver presentemente.
Tempos difíceis !
Muito difíceis ! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Sobre esta figura eu não me atrevo a dizer alguma coisa. Uma coisa que fiquei a saber no Expresso depois do 25 de Abril, que Salazar autorizou uma câmara de gás em Viseu, e na foto lá vinha o padre a abençoar. Esta noticia foi no calor da Revolução, tenho por aí as fotocopias que tirei do jornal. Parece mentira? Mas é a verdade. Isto veio acabar com o resto a respeito de tal figura. Linda