quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Adolescentes

Adolescentes

O tempo passou sem darmos por isso e as nossas netas já não são as crianças que nos deliciavam com as suas gracinhas mas umas adolescentes encantadoras.

Ontem , na nossa estadia na Biblioteca do Palácio Gálveias , ao ver as salas cheias de estudantes , desejámos que elas adquirissem o hábito que a avó começou a ter , praticamente  na idade delas -  estudar nestes locais. 
É bom o cheiro dos livros. A possibilidade de escolhermos e trazer para casa os que nos atraem. Devorá-los. Sentir que este  continua a ser um dos melhores remédios para a solidão.
A pensar nas nossa adolescentes fomos para a secção especializada nos seus problemas e requisitámos uns livros óptimos para aprendermos a "estar por dentro " e silenciosamente irmos acompanhando o seu crescimento. Uma ajuda aos pais ?
Porque não ?
Trouxemos 
" As 12 leis da pedagogia moderna para os pais "
       Daniel Kemp
O escritor é especialista em Pedagogia , focado especialmente nos problemas actuais da juventude.
E o que todos- pais, avós e  professores - temos de pensar é que os tempos que estamos a viver não são fáceis e os nossos jovens têm de contar com a nossa total colaboração para que a sua formação decorra o melhor possível.
Os problemas deles têm que ser compreendidos, analisados por nós e acima de tudo eles têm que saber que há tempo para eles.
Que não estão sós.
Que além de os amar os pais sabem escutá-los.
A vida dos jovens não se limita à escola. Em primeiro lugar está a solidez do lar . A certeza que reina a tranquilidade. A paz. Casa em que não se corre a toda a hora.
 Em que se barafusta e grita por tudo e por nada
Os jovens que gritam é porque ouviram gritar.
A  educação faz-se pelo exemplo.
Contaram-me que num grupo de jovens que animadamente conversavam foi referido o divórcio. Algumas delas estavam nessa situação . E a frase que  se disse foi :
Para discutirem é melhor que se separem.
Não aguentamos gritos ! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando se começa a entrar na idade da compreensão, já vão avaliando o ambiente, mas quando se é criança, não se compreende nada e a separação é um trauma que fica para sempre. Linda