Como já temos referido no nosso blogue, nascemos e vivemos até aos 15 anos no Algarve, mais precisamente em Lagos. Pois esta cidade foi durante muitos anos um próspero centro de indústria conserveira.
Recordamos o som alegre das chamadas para as fábricas que se verificava constantemente durante a noite. Nesse tempo ,não havia horário de trabalho nem frigoríficos e as trabalhadoras corriam rapidamente para os seus postos pois as traineiras acabavam de chegar carregadinhas de peixe vivo que era necessário aproveitar.
Tempos de exploração ?
Sem dúvida !
Mas também de trabalho certo pois grande parte da mão de obra nas fábricas era feminina.
E eram baratas as conservas de peixe1
Aliás ainda o são.
E como é bom o atum de conserva!
E as ovas !
E as sardinhas!
Para nós conservas era petisco e recordamos com ternura uma das poucas vezes que houve à mesa reprimenda séria, pois insistíamos no pedido de choquinhos com tinta e ,estando com indícios de cólite, tal era interdito.
Pois bemAcabámos de saber que
As conservas de peixe estão na moda
E há cada vez mais restaurantes dedicados a este tipo de alimentos que são preferidos pelo público.
Já tínhamos notado que no super mercado se vê nos cabazes latas de atum.... Pensávamos que era por o preço ser convidativo mas se igualmente se trata de moda ainda melhor .
Atum Bom petísco!
E Tenório !
E a sardinha em conserva contem um teor de cálcio 10 vezes superior ao produto fresco ou congelado !
Que boa notícia !
As conservas de peixe estão na moda. Têm um preço convidativo e ao contrário do que se dizia há anos não prejudicam a saúde !
E parece também que as estamos a exportar em grande .
Tão bom !
1 comentário:
São boas as conservas e eu gosto muito. E os entendidos a conselho as conservas ao natural, experimentei, gosto e são mais baratas. Foi uma exploração ao trabalho, mas, a exploração continua. Linda
Enviar um comentário