sexta-feira, 21 de setembro de 2012

É JUSTO ?

É verdade.
Pertencemos aos SAMS.
O nosso sogro teve uma carreira ligada à Banca. O nosso marido é reformado da União de Bancos. Temos um filho no BCP.
Assim temos um cartão que consideramos precioso -  o do SAMS.
OK.
Por graça vamos referir algo que nos impressionou. Passou-se há anos mas a recordação ficou :
Estávamos na Marquês da Fronteira  à espera de sermos atendidos para uma consulta. A nosso lado uma senhora esperava , igualmente , a sua vez.Como é natural, conversámos. Então ela disse-nos :

- "Sabe, não aturo o meu marido. Não o suporto. Se ainda vivo com ele é por causa do SAMS.Tem um serviço ímpar."

E é verdade.
Tanto nas consultas externas , como na cirurgia é possível contar com um tratamento altamente profissional. E , evidentemente , em todos os remédios que adquirimos gozamos dos respectivos descontos.
Ora.
Ora , ignorávamos o privilégio e durante largos anos não o aproveitámos. Mas, com receita  , ao apresentar o cartão do SAMS e o do SNS nas farmácias , praticamente não pagamos nada ,pois somos comparticipados dos dois lados.
É justo ?
Dizem-nos que sim , pois tem que se ter em conta os descontos que os bancários fizeram.
Ignorávamos esta situação mas , aqui há anos , uma amiga casada com alguém que tem um ordenado fabuloso na CGD , admirada, deu-nos a medo a notícia .Caso sejam apresentados os dois cartões , somam-se os descontos.
Assim , todos os bancários  ( e são muitos neste país e alguns com ordenados e reformas das tais ) são extremamente beneficiados .
Não percebemos.
Não concordamos.
E achamos que é por situações destas que o país está como está.
Por exemplo:
Muito se tem falado do que Jardim Gonçalves usufruía no BCP. Ora há que acrescentar que ele também tem direito ao Serviço Nacional de Saúde , juntando o SAMS.
Ora se na CGD e no SAMS é assim , provavelmente há muitos e muitos portugueses que pertencendo a outras Caixas , gozam das mesmas vantagens.
Como pode o Serviço Nacional de Saúde realizar a sua missão que deveria ser de amparar os necessitados e não os milionários encontrar o seu caminho ?
SOMOS POR UM SNS PARA QUEM , REALMENTE, PRECISA.
TODOS TÊM DIREITO, dizem-nos.
NÓS ACRESCENTAMOS:
- NUM PAÍS POBRE E COM A POPULAÇÃO ENVELHECIDA É IMPOSSÍVEL QUE TODOS SEJAM AJUDADOS.
OS QUE PRECISAM TEM DE TER PRIORIDADE ABSOLUTA.
E , ou se cai na realidade ou ninguém se entende. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Na minha opinião se as pessoas fizeram os seus descontos têm os seus direitos. Tendo vencimentos mais altos, descontaram mais. Descontos iguais, direitos iguais. Não tenho problema com os trabalhadores bancários mas, já tenho problema com os banqueiros, que levaram o mundo para a derrocada financeira. Mas também há responsáveis, que foram os governos que nunca lhes impôs regras. Mas até esta falta de regras tem explicação que é: não fazer ondas, para quando saem da governação terem o emprego assegurado. Linda