quarta-feira, 12 de setembro de 2012

11 de Dezembro de 1933

- Mãe, não acredito.
  Tu nasceste em 1933 e assim para o ano terás 80 anos.
  É mesmo verdade ?
  Tu, em breve com 79 anos !!!
- Claro que é verdade .
  E digo-te que para mim essa realidade não é problemática.
  Ter filhos que já ultrapassaram os 40 .
  Netos adolescentes.
  Anos à nossa frente de incertezas .
  Saber que muitos dos que amámos já partiram.....

  Tudo isso faz parte da nossa existência e , como sabes, valeu a pena.
  Valeu a pena , sem a menor dúvida.

 E este relembrar de acontecimentos levou-nos à nossa infância distante. Ao Algarve onde vivemos, onde frequentámos a escola primária que , como bem recordámos tinha duas fotografias, na parede atrás da secretária da senhora professora . Uma sala de aulas como tantas.
Carmona e Salazar.
No meio , um crucifixo.
O Estado Novo.
Pois claro.
1933
1948 viemos viver para a capital.
Aqui estamos desde então
Liceu
Faculdades.
Trabalho
Amor.
Uma vida preenchida , como todas as vidas,  com alegrias e tristezas mas que nesta fase ( a caminho da quarta idade ) consideramos bem vivida e , até, divertida.
E recordando o passado , demos por nós a pegar nos fascículos da História de Portugal que o Expresso tem vindo a publicar.
Vamos dar uma voltinha pelo século XX?
Venham comigo.
Compreender o passado , justifica o presente.
" Salazar e a Revolução Nacional "
     ( 1926 -1945 )
Que tal ?
Vão ver as semelhanças....

2 comentários:

Anónimo disse...

Linda vida em um país cinzento em que vivia-mos. E eu desde os meus 13 anos já a fazer perguntas já sobre política cujas perguntas que começaram com as eleições de Nortan de Matos, e o pai respondia: estuda e vais perceber muita coisa, a minha resposta era, eu quero saber mas não quero andar na escola, porque seria? Sempre a querer saber mas não a estudar. Quem entende? Eu não tenho resposta. Linda

Anónimo disse...

Sem dúvida uma vida rica, intensamente vivida, muito bem preenchida. Fez por isso. É mérito seu, e outra parte de Deus.
Mesmo longe, estimo-a e admiro-a.
Quanto à data: tem a certeza? 79? ninguém lhe dá essa idade!!!
Ass. Vanessa.