sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O CHILE ? TAMBÉM ?


Lemos no El País de hoje e ficamos tristes .
Não . Não esperávamos que a corrupção também estivesse instalada no Chile . Nunca desde que a democracia se instalou em 1990 , um presidente chileno havia atingido tais níveis de popularidade ! 
A um mês das municipais e a um ano e meio das presidenciais de 2017 , o mal estar e a desconfiança  apoderaram-se dos cidadãos e a gestão política toca no fundo.
Bachelet explica a situação como um fenómeno universal .
Será ?
A verdade é que a descrença e a desconfiança se instalaram no Chile . 
Cerca de 100.000 pessoas marcharam no mês passado pela Avenida Alameda da capital chilena e noutras cidades do país para protestar em relação ao sistema de pensões , criado no regime de Pinochet . Bachelet assumiu em 2014 a promessa de reformas estruturais profundas mas a sua aprovação atualmente é muito baixa .
O Chile vive o desencanto .

O fenómeno da corrupção é  alarmante e a pergunta que urge fazer é onde não se encontra pois praticamente não há país onde não exista. Mas o Chile ! E Michele Bachelet !
Confessamos que foi uma realidade que nos afligiu e espantou .
Em relação ao Brasil e Dilma também não conseguimos abranger a verdade da situação mas talvez não nos tivessemos perturbado tanto como agora ao saber da desconfiança em relação à médica pediatra que durante tantos anos foi o simbolo de um Chile puro .
Que mundo !
Bem triste !

1 comentário:

Anónimo disse...

Não é de admirar, a sociedade está corrupta per todo o lado e em todos o mundo. José G. Ferreira tinha razão quando escreveu: ACORDAI HOMENS QUE DORMIS A EMBALAR A DOR DOS SILÊNCIOS VIS, ACORDAI............ Linda