segunda-feira, 5 de setembro de 2016

"CANTAR NÃO È GRITAR "

"CANTAR NÃO É GRITAR "

António Zambujo - músico .
Homem de voz extraordinária , devoto de João Gilberto e Chet Baker , converteu-se no grande renovador da música portuguesas .


Meus amigos
Cá estamos nós com o nosso El País  de hoje  que apresenta um interessante artigo a respeito de António Zambujo 
O certo é que quem escuta António acode com devoção a concertos , como o que o que ele deu no Teatros do Canal da Mancha em Junho  
"É uma grande vantagem para mim ser do Alentejo , uma região onde a cultura vive de um modo prático . Não é algo de abstrato , mas que se cultiva e herda. A minha avó me ensinava canções tradicionais e eu com 5 anos me juntava aos homens que cantavam numa taberna cerca de casa . Recordo quando  me vi em  Lisboa aos 16 anos contratado para um musical sobre Amália Rodrigues  e escutei de pronto um disco de João Gilberto . A minha vida mudou , pensei .eu quero cantar como Chet Baker , o homem que ensina ao  mundo que cantar não é gritar  , que a voz serve para contar histórias ,não para fazer uma exibição  de virtuosismo . A mim me agrada valorar as palavras quando canto e tenho a sorte de ser de um país de grandes letristas e senti-los muito perto de mim . Foi Amália que começou a introduzir novides na nossa música ,Ás vezes me pergunto como me definiriam ou em que sessão da música deveriam estar os meus discos . Não o sei nem me preocupo. Com um sorriso
"Sou um cantante português "
Justa definição para um homem elegante , culto , humilde cosmoplotita  . Muito português . Escutem o seu concerto ao vivo no Coliseu dos Recereios em Lisboa

1 comentário:

Anónimo disse...

Zanbujo é dos cantores eleitos que com tantas vozes lindas e como ele diz, com tantos maravilhosos poetas só poderia-mos estar felizes. Pena é que não se vejam mais nas TVs e nos atirem com umas musicas e letras que nos envergonham de tão má qualidade. O que é preciso é mentes escurecidas para melhor se manobrar . Linda